Paula Calil se diz preparada para presidência: Gosto de desafio
A vereadora eleita Paula Calil (PL) afirmou nesta quarta-feira (6) que os 11 parlamentares novatos estão habilitados para assumir cargos de comando na Câmara Municipal de Cuiabá. Além disso, defendeu sua candidatura à presidência do Legislativo.
É muito importante que a gente quebre o paradigma de que novato não tem condições de gerir a Câmara Municipal
Irmã do deputado estadual Faissal Calil (Cidadania), Paula é uma das novatas eleitas em Cuiabá. Ela foi a quarta mais votada em outubro, conquistando 5.460 votos, e seu nome ganhou destaque após o prefeito eleito Abílio Brunini (PL) declarar apoio a ela na disputa pela Mesa.
Anteriormente, Abílio disse que não influenciaria a eleição da Mesa Diretora, mas mudou de posicionamento após perceber grupos rivais demonstrando interesse nos cargos de comando. Ele ainda defendeu que a gestão seja inteiramente feminina e tenha Paula Calil como presidente.
“Com certeza [estou preparada]. Gosto muito de desafio e buscarei o apoio dos demais vereadores. Estamos em construção. É muito importante que a gente quebre o paradigma de que novato não tem condições de gerir a Câmara Municipal”, afirmou.
A vereadora classificou que a Câmara vive um “momento histórico”, porque nunca teve tantas mulheres eleitas. Isso porque, a partir do ano que vem, oito vereadoras assumirão o mandato.
Questionada como seria sua gestão em relação a Abílio Brunini, Calil garantiu fazer uma gestão independente mesmo sendo aliada e do mesmo partido que o prefeito.
“Todos nós, eleitos, temos condições, somos habilitados e com certeza vamos trabalhar e lutar por igualdade. Estou na disputa, é um desafio, mas estamos vivendo este momento em que, historicamente, temos oito mulheres eleitas. O mais surpreendente foi o acolhimentos dos vereadores nos dando todo o apoio. Eles entenderam esse momento que Cuiabá vive. Para mim, é histórico”, acrescentou.
“A Câmara é uma instituição independente. Quando chegarem os projetos de lei, transcorrerão normalmente. Nós não temos esse problema. Sou do PL, os vereadores do PL estão me apoiando, com exceção do Chico 2000, que não está no nosso projeto”, completou.
“Marco histórico”
Cotada para ser primeira-secretária na chapa liderada por Paula Calil, a vereadora eleita Katiuscia Mantelli (PSB) defendeu que o grupo seja formado apenas por mulheres.
É uma oportunidade que temos de um marco histórico para a política de Cuiabá, Mato Grosso e de Brasil
“A questão da chapa feminina não entra em machismo ou feminismo. É uma oportunidade que temos de um marco histórico para a política de Cuiabá, Mato Grosso e do Brasil. Nós também temos apoio dos homens, que são a maioria, e sem esse apoio nem teríamos lançado uma chapa”, disse.
Katiuscia, por fim, afirmou haver vereadoras na chapa que não são da base de apoio do Abílio, o que confere independência.
“A chapa não é do Abílio. Eu não declarei apoio ao Abílio no segundo turno, nem a Maysa. A Paula apoiou o Abílio, mas tem vereadoras que não estiveram na campanha. É uma chapa de mulheres que querem fazer história”, disse.