MPF denuncia motorista que transportava fuzis e pistolas
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um motorista de caminhão por tráfico internacional de armas de fogo. A denúncia já foi aceita pela Justiça Federal e, se condenado, ele pode pegar uma pena de até 16 anos de prisão.
Segundo a denúncia, ele foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal, em outubro, em Barra do Garças (MT). Durante a abordagem na rodovia BR-070, o motorista disse que transportava madeira para Bahia.
Porém, em revista ao caminhão, os policiais encontraram nove fuzis, oito pistolas, 41 carregadores de fuzil, 26 carregadores de pistola e quase 10 mil munições. O homem admitiu transportar o material.
De acordo com as provas recolhidas, parte do material apreendido veio da Bolívia, e outra parte das armas e munições são de uso restrito no Brasil. Algumas pistolas e fuzis encontrados possuíam o número de série suprimido.
Penas
O motorista foi denunciado com base nos artigos 18 e 19 do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), que tratam do tráfico internacional de armas. A pena para esse crime varia de 8 a 16 anos de prisão, com agravante por se tratar de armas de uso restrito. Além disso, o acusado já tem antecedentes criminais e responde a outro processo em Mato Grosso.