Quer abrir uma franquia em 2025? Veja setores em alta para investir

Ano novo, novos projetos! Se você está pensando em abrir seu próprio negócio em 2025, o setor de franquias traz oportunidades em diferentes segmentos.

 

Segmento registrou aumento de receita. No terceiro trimestre, o setor teve crescimento de 12,1% em sua receita, comparado a igual período do ano passado, segundo informou a ABF (Associação Brasileira de Franchising), atingindo R$ 62,676 bilhões de faturamento no período. Em 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.

 

A pedido do UOL, especialistas apontam tendências e setores que prometem crescimento expressivo no ano que vem. Confira as principais áreas para considerar, apontadas por Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da ABF, e Marcelo Cherto, CEO do Grupo Cherto.

 

Entretenimento e lazer

 

Setor está entre os que mais expandiram. Com crescimento superior a 15% este ano, o setor de entretenimento e lazer continua a prosperar, impulsionado pela retomada do turismo e das atividades recreativas no pós-pandemia.

 

“Franquias que oferecem experiências únicas e ambientes acolhedores têm atraído cada vez mais consumidores. Pense em negócios que valorizem o tempo das pessoas em um local, promovendo momentos inesquecíveis”, disse Rodrigo Abreu, diretor da ABF

 

Alimentação

 

Food service em alta. O setor de alimentação teve um crescimento de 14% em 2024 e segue firme como opção de investimento no próximo ano. O retorno ao trabalho presencial e a popularização do delivery, que foi impulsionado durante a pandemia, são fatores que fortalecem o setor de food service, segundo Abreu, da ABF.

 

“A alimentação fora de casa, tanto em restaurantes quanto em lanchonete, vai continuar em alta em 2025. Destaque para sorveteria e gelaterias de alto padrão”, disse Marcelo Cherto, CEO do Grupo Cherto.

 

Algumas tendências a observar:

 

Autosserviço: Tem dado mais agilidade ao atendimento e vem favorecendo a personalização do pedido. “O cliente chega no token e pode escolher como quer montar o seu lanche, por exemplo. Isso permite uma variação mais ampla no cardápio”, diz o executivo da ABF.

 

Saudabilidade: Cada vez mais, as redes estão investindo na oferta de produtos saudáveis, veganos e vegetarianos nos cardápios. “Estamos observando a consolidação de uma tendência que começou há alguns anos”, diz Abreu.

 

Regionalidade e sazonalidade: A tecnologia e a logística estão permitindo cardápios adaptados às preferências locais, valorizando ingredientes regionais. “As redes estão conseguindo manter o padrão de atendimento e excelência nos seus produtos, mas com cardápios que atendem a regionalização e a sazonalidade, o que fortalece ainda mais a operação para atender aos clientes em distintos estados”, afirma o diretor da associação.

 

Limpeza e conservação

 

Lava roupa todo dia… O setor cresceu 13% em 2024 e vem sendo impulsionado, principalmente, pela expansão dos serviços de lavanderia, seja tradicional, self-service ou industrial. “O aumento de apartamentos compactos e a busca por praticidade estão impulsionando o ramo de lavanderias. Também vem contribuindo para este crescimento da demanda de hotelaria e turismo”, diz Abreu.

 

Saúde, beleza e bem-estar

 

Serviços odontológicos e de beleza. O cuidado pessoal continua em alta, com clínicas estéticas mais sofisticadas e acessíveis, além de serviços express (unhas, sobrancelhas e escovas). Segundo o diretor da ABF, o mercado masculino também vem crescendo, com mais opções de cuidados voltados para homens.

 

Na área de saúde, destaque para os serviços odontológicos, desde os mais populares aos mais sofisticados.

 

Hotelaria e turismo

 

Desvalorização do real beneficia turismo local. Impulsionado pelo pós-pandemia, o setor de hotelaria e turismo vem ampliando a sua atuação. “Com a alta do dólar, novos destinos estão surgindo no país para atender à demanda de pessoas interessadas em viajar. O interior de São Paulo é um exemplo. Até pouco tempo atrás, não se falava em explorar novos lugares no interior. Hoje já é uma realidade”, declara Abreu.

 

Educação e tecnologia

 

Cursos com foco em tecnologia. A busca por soluções digitais está aquecendo o mercado educacional. Cursos para crianças e adultos focados em digitalização, uso de IA e tecnologias inovadoras estão em alta. Além disso, escolas tradicionais estão incorporando tecnologia para oferecer ensino mais moderno e eficiente.

 

IA é realidade no mercado de franquias

 

Inteligência artificial tem impacto em quase todos os segmentos. Segundo Cherto, a IA está transformando o setor de franquias.

 

Tendências tecnológicas no franchising. A IA tem sido mais eficiente basicamente em três frentes: Controle de estoques e etiquetagem eficiente de produtos; experiências hiper personalizadas para os clientes; e monitoramento de movimentações na loja, o que garante mais segurança e eficiência no controle de roubos, por exemplo.

 

“3Toda cozinha precisa etiquetar os produtos que são utilizados com a data que foi aberto e o prazo de validade. Esse serviço, até um tempo atrás, era feito por funcionários. Hoje há um sistema que processa essas informações e informa as datas para otimizar o tempo e o gerenciamento dos estabelecimentos”,disse Marcelo Cherto, CEO do Grupo Cherto.

 

Exploração por PMEs. Para o executivo, apesar de a IA ser uma realidade no dia a dia de muitas empresas, ela ganhou força nos pequenos negócios nos últimos anos e “vem aumentando de forma exponencial”.



Mídia News