Preso de nov, cabo da PM chegou a se comparar a “Capitão Nascimento”, de Tropa de Elite

Folhamax

Onze anos após o lançamento do primeiro filme Tropa de Elite, o personagem Capitão Nascimento ainda está no auge entre os brasileiros. Ao confessar que descumpriu as medidas cautelares e que mentiu sobre ter estado na casa noturna Malcon Pub, o cabo da Polícia Militar, Gerson Corrêa, se comparou ao protagonista do filme, que se tornou ícone entre os brasileiros em 2007, ano de seu lançamento.

A comparação está descrita no documento de confissão assinado pelo cabo e entregue à Justiça, em busca de clemência. “O ora acusado neste momento, a exemplo de Wagner Moura (Capitão Nascimento) asseverou no filme Tropa de Elite, prefere cortar a mão para salvar o braço”, diz o trecho em que a defesa elenca que ser necessário corrigir os erros e não mais faltar com a verdade.

A confissão se deu no último dia 9, após o Ministério Público Estadual apresentar provas contundentes de que Gerson esteve no Malcon Pub no dia 30 de agosto, desrespeitando a medida cautelar imposta para obter a liberdade. Uma das medidas restritivas impõe que Gerson não frequente bares, casas noturnas e que permaneça recolhido em casa no período noturno e aos finais de semana.

A ida a casa noturna, representando um claro descumprimento da medida cautelar, pode resultar na nova prisão de Gerson Luiz Correa Junior. O juiz da 11ª Vara Criminal de Cuiabá, Murilo Mesquita Moura, não acatou os argumentos de Correa e determinou que ele fosse preso novamente no dia 19.

Correa responde uma ação militar juntamente com outros militares suspeitos de fazer parte de um esquema de escutas ilegais que ficou conhecido como “Grampolândia Pantaneira”. Além dele, são réus os coroneis Evandro Lesco e Zaqueu Barbosa, além dos tenentes coroneis Ronelson Barros e Januário Batista.

O processo está na reta final e no dia 06 de novembro o Conselho Militar da PM se reúne para decidir se mantém ou não o cabo preso. Existe ainda um inquérito que está paralisado no Superior Tribunal de Justiça.