Juju Salimeni detalha lições do burnout e revela planos
Juju Salimeni abriu o coração sobre os desafios de enfrentar o burnout, uma síndrome que tem afetado cada vez mais pessoas em meio ao ritmo acelerado da vida moderna. Em entrevista exclusiva à coluna Fábia Oliveira, a influenciadora e empresária falou sobre os sinais que a levaram buscar ajuda, as mudanças que já está implementando em sua rotina e como planeja equilibrar carreira e vida pessoal no próximo ano.
Ao compartilhar sua experiência, Juju destacou os desafios de uma rotina exigente, que combina trabalho como criadora de conteúdo, treinamentos intensos e dieta regrada. Apesar do impacto do burnout em sua saúde mental e física, ela vê a situação como um alerta para desacelerar e reorganizar prioridades. “Descansar a mente é tão importante quanto descansar o corpo”, disse ela.
Para este ano, Juju Salimeni está focada em projetos que unem sua carreira como empresária e planos pessoais. Recentemente, ela e o marido, Diogo Basaglia, inauguraram a maior academia do mundo em Alphaville, e novas unidades já estão nos planos. Na vida pessoal, ela revelou que está começando a planejar o casamento, previsto para o segundo semestre do próximo ano.
Confira a entrevista completa com Juju Salimeni:
Metrópoles – Como você percebeu que estava enfrentando o burnout? Quais principais sinais começaram a aparecer?
Juju Salimeni – Eu percebi depois de conversar com algumas pessoas que já haviam passado por isso. Elas sinalizaram que eu precisava me cuidar, pois já estava com sintomas como falta de ânimo, falta de criatividade, crises de ansiedade, perda de memória, sensações de desmaio e constante tristeza.
Metrópoles – Qual foi sua reação ao receber o diagnóstico?
Juju Salimeni – Eu tive uma reação muito tranquila porque eu sou uma pessoa muito consciente e calma. Eu só fiquei muito triste por não conseguir executar tarefas simples como os meus treinos diários, então precisei diminuir a intensidade e também cancelar compromissos profissionais.
Metrópoles – Quais foram as principais lições que tirou ao entender que está com o burnout?
Juju Salimeni – Que descansar a mente é tão importante quanto descansar o corpo. Na verdade, descansar o corpo é até mais fácil, porque todas as noites dormimos e nos recuperamos fisicamente para o dia seguinte. Mas a parte mental precisa de pausas e de cuidados especiais. Respeitar os limites da mente, tirar mais tempo para relaxar e diminuir o ritmo é preciso.
Metrópoles – Você já começou a implementar mudanças na forma como encara o trabalho? O que será diferente em 2025?
Juju Salimeni – Sim. Cancelei contratos, cancelei compromissos e estou planejando viagens para descansar mais vezes durante o ano.
Metrópoles – Você pensa em desacelerar ou apenas reorganizar as prioridades?
Juju Salimeni – Acredito que preciso das duas coisas. Desacelerar depois de quase 20 anos de vida pública é necessário. No meu caso, além do trabalho com redes sociais, trabalhos com criação de conteúdo que exige muito da parte mental. Eu também tenho treinamentos pesados e dietas bem restritas. Tudo isso faz com que a minha vida, no geral, seja muito regrada e disciplinada, o que é extremamente difícil.
Metrópoles – Como tem sido a receptividade dos seus fãs e seguidores ao compartilhamento dessa experiência?
Juju Salimeni – Tem sido muito boa, recebi muito apoio e muitos depoimentos de pessoas que estão passando pela mesma situação. É importante falar sobre isso, porque a informação pode ajudar muitas pessoas a se curarem.
Metrópoles – Quais são os principais objetivos para a sua carreira no próximo ano? Algum projeto novo que possa adiantar para a gente?
Juju Salimeni – Neste ano, eu pretendo focar mais na minha carreira como empresária, eu e meu marido acabamos de inaugurar a maior academia do mundo em Alphaville [São Paulo] e eu pretendo investir em novas unidades. Então, o foco será principalmente nessa parte, mas também pretendo continuar com a criação de conteúdo nas redes sociais.
Metrópoles – E na vida pessoal, quais são seus maiores planos para 2025?
Juju Salimeni – Estamos começando a planejar casamento para o próximo semestre, então esse também será um grande foco esse ano.