Rio Paraguai sobe e atinge 68 casas em cidade de MT; vídeos
Ao menos 68 casas foram atingidas pela cheia do Rio Paraguai, em Alto Paraguai (199,0 km de Cuiabá), após uma intensa chuva que caiu na terça-feira (14). O Corpo de Bombeiros de Nova Mutum (241,9 km de Cuiabá) está atuando em parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura para retirar moradores das áreas de risco. Duas pessoas estão desabrigadas.
Estamos, desde o ano passado, com um projeto de macrodrenagem em duas regiões
A Defesa Civil também vai distribuir kits dormitórios, água potável e colchões para as famílias atingidas.
Uma equipe de militares com viaturas e embarcação foi mobilizada para trabalhos de busca e salvamento de moradores ilhados.
O prefeito Adair José relatou que a Prefeitura está identificando todas as moradias atingidas. Conforme ele, as comunidades Catira e Fazenda Velha (I e II) são as que mais sofrem nestes períodos.
“A intenção da Prefeitura é resolver isso de forma definitiva. Tirar essas casas que todos os anos dão problema de alagamento e conversar com as famílias no sentido de sair desse local de insegurança [e ir] para casas novas”.
Ele ainda informou sobre projetos para atenuar a situação atual.
“Estamos, desde o ano passado, com um projeto de macrodrenagem em duas regiões para que a gente possa minorar esse problema da enchente do Rio Paraguai, porque toda vez que tem muita chuva dá enchente. Isso faz parte da natureza do Rio Paraguai”, afirmou.
“A Prefeitura está atuando, no primeiro momento, para acudir as pessoas para tirar da situação de risco. Mas paralelo a isso a gente está trabalhando com a equipe de Assistência Social do Estado, da Defesa Civil, para que possa resolver de forma definitiva a situação dessas casas de risco permanente”.
De acordo com o Clima Tempo, a cidade segue com possibilidades de chuva nos próximos dias, sendo em maior quantidade a sexta-feira (17), com previsão de 19,6 mm e no sábado (18), com 16,7 mm.
Veja o vídeo: