Abilio quer demolir imóveis da Prainha desapropriados para o VLT

O prefeito Abilio Brunini (PL) vai propor a demolição de prédios desapropriados pelo Estado que estão abandonados na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). Segundo ele, os locais servem de esconderijo para infratores que cometem furtos na região central.

 

Os itens furtados aqui no Centro eles trazem pra cá, escondem lá dentro daquelas casas do centro histórico e continuam furtando as pessoas

“Aqueles prédios desocupados que foram desapropriados na época da Copa do Mundo estão abandonados. Eu gostaria de abrir uma ação para a demolição deles, ver com o Estado uma parceria, se já estão aptos a demolir”, disse.

 

“Nós não podemos mais deixar esses prédios porque eles não são só abrigo de pessoas que usam drogas. Os itens furtados aqui no Centro, eles trazem pra cá, escondem lá dentro daquelas casas do Centro Histórico. E continuam furtando as pessoas para comprar drogas. Isso a gente não pode deixar continuar”, completou.

 

A declaração foi dada em conversa com o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, durante visita ao Morro da Luz nesta sexta-feira (17).

 

De acordo com o prefeito, caso o imóvel não tenha passado por todas as etapas do processo de desapropriação, a demolição não será total, somente nos andares superiores.

 

“Se os prédios já passaram por todas as etapas de desapropriação, estão aptos a demolir. Se não foi passado por todas as etapas de desapropriação, eu vou fazer a demolição na parte superior deles”, encerrou.

 

O Morro e a região do Centro Histórico, principalmente no Beco do Candeeiro, é lar de diversas pessoas em situação de rua e de dependentes químicos. Na região, a insegurança é frequente, principalmente durante a noite.

 

Desapropriações do VLT

 

Em 2012, o início das obras para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) levou a então Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) a anunciar a desapropriação de 255 imóveis em Cuiabá.

 

Apenas na região da Avenida da Prainha, 41 imóveis passariam por ações de desapropriações totais e parciais para o VLT. A obra, entretanto, nunca foi concluída e alguns imóveis que chegaram a ser desocupados ficaram abandonados.

 

Hoje o Governo do Estado está implantando o BRT (ônibus de trânsito rápido) na Avenida. Essa foi a alternativa encontrada de um novo modal após o VLT não ser concluído.

 

Veja o vídeo:

 

 

Leia também:

 

Abilio visita barracões e quer levar usuários a centro de apoio

 

Perri discorda de Abilio e diz ser contra acabar com doações

 

 



Mídia News