Avião agrícola cai em fazenda no interior de MT e piloto morre
Um avião Cessna Aircraft utilizado na pulverização agrícola caiu na manhã desta quinta-feira (23) por volta das 10h30 em uma fazenda em Canarana (838 km de Cuiabá).
O piloto e único ocupante da aeronave, identificado como João Edson Belafronte, de 69 anos, não resistiu aos ferimentos e foi encontrado sem vida dentro da aeronave.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Água Boa foi acionada para realizar os trabalhos no local do acidente, que fica a cerca de 100 km do centro da cidade.
O corpo do piloto será levado para Água Boa, onde será submetido a exames de necropsia.
As causas da queda ainda serão investigadas pelas autoridades. A perícia deve emitir um laudo técnico que poderá ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente.
Segundo dados do Painel de Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), Mato Grosso registrou 79 acidentes e incidentes aéreos em 2024. Destes, 41 foram classificados como incidentes, 28 como acidentes e 10 como incidentes graves.
No mesmo período, 19 pessoas perderam a vida em ocorrências relacionadas à aviação. A maioria das ocorrências em Mato Grosso envolve aeronaves agrícolas.