Filho do assaltante Pedro Dom surge e faz revelações
A série “Dom”, disponível na Prime Video e inspirada na trajetória do assaltante carioca Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, deixou de fora do roteiro detalhes importantes sobre a vida do criminoso.
Um deles veio à tona, recentemente. Embora a trama indique que ele teria tido uma filha mulher antes de morrer, a realidade demonstra o oposto.
Quem foi o assaltante Pedro Dom
Pedro Dom foi um assaltante carioca que fez fama no início dos anos 2000, por liderar gangue que roubava casas e apartamenos de luxo.
Ele chegou ser o bandido mais procurado do Rio de Janeiro e mobilizou operações com centenas de policiais envolvidos.
Criado em Copacabana por uma família de classe média alta, ele chamava a atenção pelo visual e pela maneira como agia, desafiando o trabalho da polícia.
Dom costumava se esconder na favela da Rocinha. Ele morreu em 2005, durante operação policial, após invadir um prédio nas imediações da Lagoa Rodrigo de Freitas.
A história dele inspirou a série Dom, que tem três temporadas e está disponível na Prime Video.
O único filho registrado por Dom surgiu nas últimas semanas, nas redes sociais, apresentando-se como tal e fazendo revelações sobre a vida da família.
Pedro Henrique Fanzeres Lomba, o Pedro Lomba, de 19 anos, criou perfis no Instagram e no TikTok, onde compartilha vídeos com informações e fotos do pai, além de fazer lives diárias para atrair seguidores curiosos.
“Não sou o Dom, mas sou o pedro”, diz a descrição dos perfis do jovem.
O pai dele, Pedro Dom, aterrorizou o Rio de Janeiro, no início dos anos 2000, chegando a ser o criminoso mais procurado pela polícia, à época. De classe média alta e criado em Copacabana, ele era dependente químico e enveredou no mundo do crime, assaltando casas e apartamentos de luxo.
Dom morreu em setembro de 2005, durante uma operação policial, aos 23 anos.
O filho Pedro Lomba havia nascido apenas cinco meses antes da morte do pai e, após o ocorrido, o bebê virou alvo de disputa judicial entre a avó paterna, mãe de Dom, e a viúva do criminoso, mãe biológica da criança, Angela Fanzeres Cerqueira.
Desde 2006, ele passou a viver com a avó, perdeu o contato com a mãe e permanecia, até então, discreto na internet, mesmo após a maioridade.
Revelações do filho de Pedro Dom
No dia 8 de janeiro deste ano, no entanto, Lomba surgiu pela primeira vez, falando abertamente sobre o pai.
“Estou botando a cara aqui hoje para falar um ‘cadinho’ do meu pai, o Pedro Dom. Eu não sou muito de colocar a cara aqui para falar desses bagulhos, não. Vocês estão ligados de qual que é a minha. Sou mais na minha mesmo”, começou ele.
“Mas desde que essa série do meu pai aí saiu, tem várias ‘menorzada’ querendo ganhar alguma coisa em cima, falando que é filho, filha do meu pai. Vários fakes meus no TikTok… Papo de ano já, isso. Estou vindo aqui para colocar tudo no 10 a 10. O bagulho que vocês estão fazendo é feião. Eu sou o único filho do Pedro Dom. O único registrado sou eu”, finalizou.
O vídeo repercutiu rapidamente. Até a mãe, com quem ele não mantém contato – segundo ela, por ele ter sido vítima de alienação parental –, compartilhou o vídeo no perfil pessoal.
“O sofrimento sempre vai nos acompanhar”, escreveu ela na legenda da publicação. No TikTok, o vídeo já atingiu mais de 5,8 milhões de visualizações; no Instagram, está em 207 mil.
“Traição” do avô e críticas à série
Nos dias seguintes, Lomba passou a compartilhar fotos antigas do pai e dele mesmo, ainda bebê – “essas, eu tirei do baú”, escreveu.
Em 17 de janeiro, o jovem voltou a aparecer nos vídeos falando sobre a família, mais especificamente sobre a relação com o avô, Luiz Victor Dantas Lomba, que morreu em 2018, e sobre a série da Prime. “Vou contar a verdade e como isso afetou a minha vida”, anunciou ele.
“Para quem pergunta se eu tinha uma boa relação com meu avô, em vida, eu tinha sim, rapaziada. Depois que ele morreu é que vieram as traições. Descobri que ele tinha assinado os direitos da série e colocou todos os lucros para uma das minha tias. Isso me deixou completamente fodido na época. Eu já estava muito fodido de grana. Eu estava com a geladeira quebrada em casa, tinha que guardar comida na casa dos vizinhos. Estava passando por uma situação difícil mesmo, bagulho doido”, explicou.
Em seguida, Lomba expôs que “nunca foi playboy” como o pai e que sempre teve que trabalhar para garantir “o pouco no fim do mês”.
“Essa [série da Prime] foi uma história para agradar o público e não para retratar a verdade. A verdade daria uma história muito mais foda. E conforme for passando o tempo, vou botando a cara aí, falando para vocês a realidade mesmo”, disse.
Em 2021, quando foi lançada a primeira temporada da série, a mãe e uma das irmãs de Pedro Dom se posicionaram contra a produção. O roteiro foi autorizado pelo pai do assaltante, antes de morrer, e atendeu, unicamente, a uma visão pessoal dele, com elementos, segundo os familiares, que não condizem com a realidade.
Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/alem-da-serie-filho-do-assaltante-pedro-dom-surge-e-faz-revelacoes