Aliados de Mendes veem aproximação com o PL para eleição de 2026
Aliados do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), veem chances de aliança do gestor com o PL visando às eleições de 2026 no estado.
Mendes é cotado para disputar o Senado no próximo ano, quando duas vagas por estado estarão em jogo.
O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro quer lançar o deputado federal e ex-senador José Medeiros para o Senado.
O PL local, entretanto, tem sinalizado que pode lançar candidatura própria ao governo estadual. Mas parlamentares próximos a Mendes apostam que é possível firmar uma aliança com o partido de Bolsonaro por meio de articulações junto à cúpula do PL nacional, garantindo uma vaga para o governador e outra para um indicado do ex-presidente na disputa pelo Senado. Neste cenário, Mauro escolheria o candidato ao governo.
Interlocutores do governador dizem que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tem postura mais pragmática do que ideológica.
Por outro lado, uma ala do PL estadual tem ressalvas a Mauro Mendes, pois não veem o governador comprometido a apoiar pautas bolsonaristas a partir de 2027, como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, caso seja eleito.
No estado, vários prefeitos do PL são aliados de Mauro Mendes. Em Cuiabá, o governador apoiou o atual prefeito Abílio Brunini (PL) no segundo turno da eleição para prefeito, o que foi visto como um sinal de reaproximação após o chefe do Palácio Paiaguás ter lançado candidatura própria do União Brasil no primeiro turno.
O entorno de Mendes costuma ressaltar que, apesar de ser da direita, o governador mato-grossense é um político moderado.
Um possível entrave para uma aliança União-PL em Mato Grosso é a eventual candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), à Presidência, em palanque diferente do PL.