Motoristas não esperam inauguração e usam ponte inacabada
A nova ponte ligando os bairros Parque Atalaia, em Cuiabá, e Parque do Lago, em Várzea Grande, já está sendo utilizada por centenas de motoristas diariamente, apesar de ainda não ter sido inaugurada pelo Governo do Estado e nem mesmo estar 100% pronta, sem iluminação e sinalização.
À noite está escuro ainda, porque não tem iluminação nenhuma na ponte
Com 390 metros de extensão, a estrutura é a maior ponte já construída sobre o Rio Cuiabá e promete desafogar o trânsito, especialmente na Avenida Beira Rio e na Ponte Sérgio Motta.
A reportagem esteve na região na tarde de quarta-feira (6) e constatou inúmeros motoristas trafegando em ambas as direções. Pelo lado de Cuiabá, eles precisam desviar de buracos feitos pela empreiteira para instalação da rede de água. O problema se agrava à noite, já que ainda não foi instalada a iluminação no trecho.
No lado de Cuiabá, o acesso é feito pela Avenida P, principal via do Parque Atalaia, conectada à Avenida Palmiro Paes de Barros. Já em Várzea Grande, a entrada ocorre pela Avenida São Gonçalo, no Parque do Lago, que se liga diretamente à Avenida Murilo Domingos (antiga 31 de Março) e também terá uma alça de acesso à Alameda Júlio Müller até a Avenida da Feb. A obra custou R$ 40,4 milhões.
A construção, licitada em 2013 e iniciada em 2018, começou a ser utilizada este ano. Atualmente, o Governo trabalha na implantação dos acessos, com investimento adicional de R$ 31,3 milhões.
Apesar de a ponte ainda não estar pronta, o movimento já impacta a rotina de moradores e comerciantes. Débora Ribeiro, proprietária da padaria Pai e Filho, vê melhoria na mobilidade e maior rotatividade dos clientes.
Victor Ostetti/MidiaNews
Motoristas desviam de buracos feitos pela empreiteira que toca o projeto
“Para nós que somos do comércio, óbvio que melhorou 100%. A rota diminuiu para as pessoas que precisam vir pra Cuiabá, porque antes a distância era bem maior. Agora com essa ponte foi uma maravilha, tanto pra gente aqui do comércio, quanto pra comunidade também. A gente estava muito carente, precisando disso aqui, valorizou nosso bairro”.
“Melhorou o acesso. Foi um salto importante para toda a população do bairro Parque Atalaia”, diz Carlos Roberto Lopes da Silva, morador do Parque Atalaia.
A moradora Maria do Socorro também percebe melhorias. “Ficou mais fácil para irmos para a rua, por causa do asfalto. Antes, a gente passava por aqui e era só lama. Quando chovia então, nem me fale, agora está muito melhor”.
Entretanto, moradores alertam para os riscos de motoristas passarem pelo local sem iluminação e sinalização.
“Está ficando bem escuro à noite, perigoso tanto para as crianças que voltam da aula e pegam ônibus quanto para o trânsito, precisamos de faixas de pedestre”, relatou Débora.
Carlos Roberto concorda: “À noite está escuro ainda, porque não tem nenhuma iluminação. Também falta sinalização, faixa de pedestres, principalmente aqui no perímetro urbano, muito necessesário para a segurança”.
O MidiaNews entrou em contato com a Secretaria Estadual de Infraestrutura, que confirmou que a ponte só será inaugurada oficialmente depois que a obra estiver 100% completa, o que inclui toda a sinalização e iluminação, prevista para acabar ainda esse mês segundo eles.
A Sinfra informou ainda que, no momento, não há intenção de fechar o acesso.
Veja os vídeos: