VÍDEO: Vereador detona afrouxamento da Lei de Ficha Limpa
O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) não poupou palavras ao detonar o movimento político para afrouxar a Lei da Ficha Limpa. Ele afirma que o Congresso Nacional não pode mudar uma lei decida pelo povo brasileiro. O vereador conversou com a imprensa nesta quinta-feira, 13. Nos últimos dias, os políticos aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro estão tentando abrandar a lei para Bolsonaro conseguir competir em 2026.
“Eu acho um absurdo completo, eu acho que quem foi condenado em segunda instância, se você quiser discutir lá na frente a questão da condicionalidade, você pode discutir. Mas essa é uma lei de iniciativa popular. Um milhão de assinaturas, o povo brasileiro decidiu, por conta própria, bater no peito e falar: ‘eu vou fazer uma lei porque eu não aguento mais a corrupção, eu não aguento mais a impunidade que campeia no país’”, disse.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Daniel Monteiro disse que o Congresso Nacional não pode se manifestar contra uma manifestação popular “na calada da noite” e ainda propôs um aumento na inelegibilidade.
Eu, se fosse para mudar o prazo da ficha limpa, não era de 8 para 2, era de 8 para 20. Porque, com todo respeito, quem é condenado, quem cometeu um crime contra a administração pública, tem que ficar afastado das atribuições do poder político”, explicou
Neste ano, a Lei da Ficha Limpa completa 15 anos. Desde 2023, tramita na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados um projeto de lei para reduzir o período de inelegibilidade.