Academia é interditada por fazer muito barulho; moradora diz que não dorme

 

A unidade da academia Bluefit, situada na Avenida do CPA, em Cuiabá, anunciou aos alunos nesta quinta-feira (20) que estará fechada por tempo indeterminado, por motivos de manutenção. O fechamento ocorreu por ordem da Prefeitura de Cuiabá, após dois autos de infração relacionados a geradores de energia na calçada.

A primeira fiscalização ocorreu em 17 de janeiro, resultando em uma infração. A segunda ação foi realizada em 29 de janeiro, com a aplicação de multa diária.

A terceira denúncia, devido à persistência do ruído e novas queixas de poluição sonora, que culminou em nova aplicação de multa e a interdição do estabelecimento. O estabelecimento poderá ser reaberto após a regularização das pendências. O total de multas aplicadas é de R$ 27.806,38.

O Olhar Direto teve acesso à denúncias feitas contra a unidade, uma remetida à Secretaria Municipal de Ordens Públicas da prefeitura de Cuiabá, e outra na Justiça. Ambas alegam que um gerador de energia, luzes e músicas com volume alto têm causado perturbação na vizinhança.

Uma das acusações foi movida por uma advogada que reside nos fundos da academia há mais de 2 anos. No entanto, ela argumenta que o local passou a ser perturbado pelo barulho intenso causado pela empresa.

O incômodo tem prejudicado seus três lhos menores, além de datas especiais como Natal e ano novo. A advogada, que terá a identidade preservada, alegou que ruídos excessivos e intermitentes causados pela academia são ouvidos de dentro da sua casa, 24h por dia, com intensidade superior aos limites legais estabelecidos pela legislação municipal e estadual de controle de poluição sonora.

“O barulho causado pela empresa, de natureza mecânica, causado geradores, instalados também de forma irregular, na calçada, prejudicando pedestres, ocorre de forma constante, em todos os horários, causando sérios distúrbios. A autora tem 3 filhos menores, conforme documento anexo, tendo sido o sono dos três, e da autora, prejudicado, além do incomodo em datas tão especiais, como Natal e ano novo”, alegou ao 4º juizado especial cível de Cuiabá, em 21 janeiro deste ano.

Essa denúncia, no entanto, foi arquivada por incompetência do juízo em questão para julgar o pedido. Vale lembrar que, antes da sentença que extinguiu o processo, a advogada encaminhou um e-mail à prefeitura pedindo providências. “Por favor, a situação não melhora, não durmo há semanas, além do barulho também durante o dia. Tudo acima do permitido legalmente”, rogou.

Pouco antes disso, no dia 7, denúncia feita por um morador do Edifício Solar Monet foi remetida à Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa de Cuiabá. Foi descrito que a Bluet estaria incomodando toda a vizinhança desde 23 de dezembro de 2024, quando teria instalado um grupo de geradores de grande potência, que causa um barulho ensurdecedor, “dia e noite sem parar”.

Narrou o denunciante que o gerador ca em cima da calçada, o que também atrapalha o ir e vir da população, de modo que descumpriria código de postura do município. Nesta quinta-feira (20), então, para a surpresa dos alunos, a academia emitiu comunicado informando que, por motivos de manutenção, a unidade da Avenida do CPA estará fechada por tempo indeterminado.

A empresa garantiu aos matriculados que eles poderão se exercitar em outras unidades.

Ao Olhar Direto, uma das alunas informou que se sentiu prejudicada pelo comunicado surpresa: “Contratei os serviços da academia justamente por morar perto dessa unidade e contar com a conveniência. Com o fechamento de última hora por tempo indeterminado, me sinto prejudicada, pela impossibilidade de utilizar outra unidade devido à falta de locomoção”, lamentou.

A reportagem segue aberta aguardando o posicionamento da empresa.

Veja o vídeo:

Mídia News