Proibição de celulares melhorou o convívio social dos alunos, diz secretário

O secretário de Educação, Alan Porto, afirmou que a proibição de celulares em salas de aula melhorou o convívio social dos alunos da rede estadual de Mato Grosso. A medida foi sancionada em dezembro pelo governador Mauro Mendes (União). Porto falou com a imprensa na última sexta-feira, 21 de fevereiro.

A proibição dos celulares e outros dispositivos eletrônicos com telas em sala de aula nas escolas estaduais se tornou lei em Mato Grosso e é válida a todos os alunos, exceto para aqueles com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), que necessitem de tais dispositivos para auxílio educacional ou monitoramento de saúde.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“Hoje no que a gente encontra nas nossas escolas é os estudantes já adaptados a essa nova realidade. A gente entra dentro da sala de aula não tem mais o uso de celular. Os estudantes entenderam e a gente já tem resultado. Melhorou o convivo social, melhorou as práticas de esporte no intervalo, melhorou a questão sócio emocional. A gente sabe que o uso excessivo de tela prejudica muito o estudante no seu aprendizado”, disse.

Além da lei estadual, o Governo Federal também sancionou uma lei proibindo o uso de aparelhos eletrônicos dentro das escolas. Com a norma, os 47 milhões de estudantes do ensino fundamental e do ensino médio tiveram que se adaptar à medida.

“Mato Grosso saiu na frente, lá em dezembro de 2024, o governador sancionou a lei proibindo os celulares. O governo federal veio com a lei em fevereiro, lá atrás a gente fez uma transição disso”, disse o secretário.



Estadão MT