Professor denuncia fechamento do Liceu Cuiabano: “deram 60 dias para a direção”
Professores do Liceu Cuiabano, uma das mais tradicionais escolas de Cuiabá, protestaram nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, contra o fechamento da unidade. Segundo o professor Waldir Montenegro, que ensina Física na instituição, a direção da escola foi informada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que tem 60 dias para esvaziar a unidade e remanejar professores e alunos.
Waldir afirmou que a reunião aconteceu nesta quarta e que a informação pegou os profissionais de surpresa. Segundo ele, a Seduc afirmou apenas que faria uma reforma na unidade, sem sinalizar sobre a reabertura da escola.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“A nossa direção foi chamada na Seduc e foi comunicado que a escola tem 60 dias para ser remanejada. Na verdade, usaram o termo pulverizar para os professores, e não haver o redimensionamento desses profissionais para outras instituições de ensino. Simplesmente vai pulverizar, acabar com o Liceu, uma história de 145 anos. Estamos todos estarrecidos”, disse Waldir.
O professor ainda fez um apelo ao governador Mauro Mendes (União), para que repense a proposta de ‘pulverização’ dos profissionais da educação e de fechamento do Liceu Cuiabano.
“Assim como eu falei, fiz propaganda para o senhor durante o horário do Fantástico, falei que a escola pública realmente está havendo mudanças, esperamos que o senhor repense. Secretário Allan Porto, eu já estive com o senhor, repense essa situação. Tenha a sensibilidade, nós estamos abertos à conversa”, suplicou.
A Seduc foi procurada para se manifestar sobre a situação, mas ainda não houve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.
HISTÓRIA ANTIGA
A possibilidade de fechamento do Liceu Cuiabano vem sendo aventada desde meados de 2020, quando o governo do Estado começou a fazer o redimensionamento do sistema de ensino público estadual, o que levou ao remanejamento de estudantes e fechamento de algumas unidades. Porém, a informação não passou de um boato.
Já em agosto de 2024, o Governo do Estado anunciou o fechamento do ensino noturno no Liceu Cuiabano, mas desistiu após mobilização de pais, alunos e professores.