Comandante da PM de Barra do Garças é exonerado do cargo

Redação c/ Araguaia Notícia

O coronel Edgar Maurício Monteiro Domingues, 45 anos, não é mais o comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar de Barra do Garças. Ele foi afastado após um ato de exoneração assinado nesta quarta-feira (5) pelo comandante-geral da PM em Mato Grosso, coronel Marcos Vieira da Cunha.

A exoneração surpreendeu o comandante, que está há pouco mais de sete meses a frente do 5º Comando Regional. Durante o período da eleição, coronel Cunha esteve em Barra do Garças e (e ele mesmo-Cunha), elogiou o coronel Maurício pelos números obtidos, inclusive, com a redução de crimes patrimoniais na região barra-garcense.

Perguntado nesta quinta-feira (6) pela reportagem do site Araguaia Notícia, Maurício confirmou a exoneração e disse que um dos motivos seria a incompatibilidade de pensamento entre ele e o coronel Cunha. “Eu prefiro não entrar muito no mérito deste assunto, mas entendo que é uma das atribuições do comandante-geral é mudar os comandantes regionais. Vou tirar uma folga neste final de ano e devo me apresentar em janeiro ao novo comando da PM” explicou Maurício.

No batalhão existe um comentário extraoficial que o ‘atrito’ entre Maurício e Cunha surgiu durante as Olimpíadas Militares em Cuiabá. Na época, o comandante de Barra do Garças determinou que os policiais que participavam das Olimpíadas na capital do estado retornassem para Barra do Garças inclusive os que estavam classificados. Fato que teria prejudicado os atletas que ainda estavam competindo.

Quem deverá assumir o 5º comando regional de Barra do Garças será o tenente-coronel, Antônio Gilvando de Souza, que está no 13º Comando Regional de Água Boa. Segundo especulação ele ficará até a posse do governador Mauro Mendes dia 1º de janeiro de 2019 quando será anunciando um novo comando geral para a PM de Mato Grosso.