Sinfra esclarece que lotes retirados do leilão rodoviário de MT passam por ajustes

O Estado de Mato Grosso marcou um novo capítulo no setor de infraestrutura ao realizar, nesta sexta-feira (14), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, o maior leilão rodoviário da história do Brasil. O leilão concedeu um total de 1.308 km de rodovias estaduais, divididos em quatro lotes, atraindo nove participantes e resultando na apresentação de 14 propostas. O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, classificou o leilão como um grande sucesso e esclareceu, na manhã desta segunda-feira (17), que os dois lotes retirados do certame foi apenas para ajustes técnicos. Segundo ele, a reavaliação desses trechos foi motivada por questões relacionadas à integração entre rodovias e ferrovias, bem como a finalização da BR-163 no trecho entre Rosário Oeste e Várzea Grande.

“Avalio que o estado de Mato Grosso está bonito no pedaço, porque fez o maior leilão rodoviário da história do Brasil […] sinal da pujança desse estado, sinal de que esse estado está crescendo, sinal de que esse estado vai continuar crescendo, sinal de que nós estamos no rumo certo”, afirmou Padeiro.

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O secretário ressaltou que o Governo do Estado, sob a gestão de Mauro Mendes, tem direcionado investimentos estratégicos para melhorar a infraestrutura e fixar a população nos centros urbanos. Além da atenção às rodovias estaduais, a administração também tem reforçado o suporte à agricultura familiar e auxiliado com os municípios na melhoria de estradas municipais, fornecendo equipamentos e estruturas como bueiros tubulares e pontes de concreto.

“[…] sinal de que a produção do estado de Mato Grosso ela continua porque o governo Mauro Mendes investiu na onde precisava investir, em fixar as pessoas nos centros urbanos […] demos atenção especial à agricultura familiar, com atenção especial principalmente nas rodovias municipais, ajudando os municípios com equipamento, com aduela, com bueiros tubulares e atenção especial às rodovias estaduais com pontes de concreto e pavimentação”, disse.

Marcelo ainda lembrou o impacto desse investimento na logística de escoamento da produção. “Não é à toa que em 2019, saímos de 64 milhões de toneladas e vamos entrar essa safra agora 2024/25 com mais de 100 milhões de toneladas”. Mostrando que Mato Grosso está no caminho certo, garantindo infraestrutura para o agronegócio e para o crescimento econômico.

Sobre os lotes que foram retirados do leilão, o secretário explicou que a decisão ocorreu devido a questionamentos sobre a integração entre rodovias e ferrovias, além de dúvidas sobre a conclusão da BR-163, no trecho entre Rosário Oeste e Várzea Grande, que poderia impactar o tráfego na rodovia.

“[…] os lotes foram retirados para novas avaliações por problema de muito questionamento com relação rodovia com ferrovia […] que a Sinfra, ela não vê esse problema […] o outro é com relação à [Nossa Senhora da] Guia, é muita pergunta com relação a conclusão da BR-163 de Rosário até Várzea Grande, que poderia tirar muito tráfego da BR-163. Então nós estamos reanalisando”, concluiu.

Empresas vencedoras e valores:

Lote 1 (237 km das rodovias MT-160/220/242/338, entre Juara e o distrito de Ana Terra, em Tapurah): arrematado pela empresa V.F. Participações, com um desconto de 8,5%, resultando em uma tarifa de R$ 11,67.

Lote 2 (418 km de rodovias em Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Santo Afonso e Tangará da Serra): concedido para o Consórcio Rota da Produção, com um desconto de 2,3%, fixando a tarifa em R$ 10,49.

Lote 5 (308,3 km das rodovias MT-020/326, abrangendo Água Boa, Campinápolis, Canarana e Paranatinga): arrematado pela CS Infra, que ofereceu um desconto de 8,33%, resultando em uma tarifa de R$ 12,02.

Lote 8 (344 km das MTs-170/220/320, entre Brasnorte e Juína): conquistado pela Monte Rodovias S.A., com um desconto de 9,1%, fixando a tarifa em R$ 12,15.

As concessões terão prazo de 30 anos e, antes da cobrança de pedágios, as concessionárias deverão realizar uma série de investimentos iniciais para melhorias das rodovias. Após o leilão, as empresas vencedoras têm um prazo de cinco dias úteis para apresentar os documentos de habilitação.

Veja vídeo:



Estadão MT