Secretaria da Pesca encerra o 1º ciclo do projeto Criação de Peixes em Caixas D’Água
Secom-BG
A Secretaria da Pesca e Aquicultura de Barra do Garças encerrou nesta quarta-feira (19), o 1º ciclo do projeto Criação de Peixes em Caixas D’Água. O encerramento aconteceu com a despesca na residência piloto, localizada no bairro Zeca Ribeiro.
Lançado em abril deste ano, o projeto experimental foi desenvolvimento em parceria com o Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), por meio do curso de Zootecnia, que ofereceu suporte técnico e orientação para a criação dos peixes.
No encerramento, o secretário da Pesca, Paulo Henrique Borges voltou a defender o projeto. Segundo ele, a primeira experiência foi satisfatória, mostrando que é possível a criação de peixes para o consumo próprio ou comercial com um investimento que varia entre R$ 800 a R$ 1 mil reais.
“Com um kit que é composto por uma caixa d’água, tubos de PVC e o motor para a oxigenação da água, é possível a pessoa criar diversos tipos de espécies de peixes no fundo do quintal de casa”, disse. Nesse projeto piloto, a espécie cultivada foi a tilápia, que varia entre 5 a 7 meses para o abate.
O secretário fez questão de destacar o apoio do prefeito Roberto Farias e da Câmara de Vereadores para a implementação de ações que visam desenvolver a cadeia do peixe em Barra do Garças. Ele ressalta que sem esse apoio, dificilmente, projetos como esse seria desenvolvido.
Representando a empresa Júnior de Zootecnia da Univar, o professor Lúcio Violin ressaltou que o Centro Universitário sempre será parceiro desse tipo de iniciativa que visa a fomentação da piscicultura no município com baixo investimento. “São projetos como esse que nos motivam a colaborar”, destacou.
Assentamento
A meta da Secretaria da Pesca para 2019 é captar recursos via-emenda parlamentar para a implantação do projeto no Assentamento Serra Verde visando atender cerca de 80 famílias e fomentar a criação de peixes no local.