Projeto desenvolve oficina de produção audiovisual com indígenas
O projeto de extensão Cineclube Roncador: Fortalecendo o protagonismo indígena da comunidade Xavante, por meio de narrativas audiovisuais, da UFMT- Câmpus Araguaia, realizou nos meses de outubro e novembro a oficina de Produção Audiovisual na Aldeia Namunkurá, etnia Xavante, localizada a 160 km de Barra do Garças. A ação contou com a participação de aproximadamente 30 jovens indígenas, com idade média entre 16 e 30 anos.
A oficina tem como prioridade amadurecer a experiência dos participantes com a operação de equipamentos e com as técnicas de produção audiovisual, promovendo a troca de saberes, e a reflexão sobre a criação coletiva de bens culturais na comunidade.
Com ênfase na produção de documentários, o Cineclube Roncador proporciona aos indígenas a possibilidade de contar suas histórias, experiências sócio-culturais e lutas políticas de forma autoral se apropriando de uma linguagem universal: o cinema.
Para o coordenador do projeto, professor Gilson Costa, a experiência tem proporcionado resultados surpreendentes: “por mais que estes instrumentos possam parecer estranhos à sua cultura, os Xavante tem demonstrado que, através deles, é possível reinventar as novas formas de resistência e lutas do grupo”, avalia.
O projeto, que foi contemplado com o edital PROEXT-2015, pretende contribuir para a valorização das culturas e memórias dos povos indígenas, além de oportunizar a produção de vídeos que serão disponibilizados para uso didático nas escolas da região. (Assessoria)