Polícia Civil intensifica ações de combate ao furto e roubo de gado

A Polícia Civil de Vila Rica, coordenada pelo Delegado Gutemberg de Lucena, tem intensificado as ações e desencadeado investigações para combater e prevenir ocorrências de furto e roubo de gado na região.

Somente neste último mês de novembro foram instaurados quatro inquéritos policiais com a identificação de autores de furto e roubo de gado, sendo apreendidas algumas reses e entregues às vítimas. As investigações prosseguem no sentido de combater e eliminar essa prática que causa preocupação e revolta nos produtores e criadores da região.

De acordo com a Polícia Civil, no mês de abril deste ano, foi registrada uma ocorrência de roubo de gado da propriedade da vítima A.C.M., de 75 anos de idade, que permaneceu por três dias amarrado, enquanto uma quadrilha roubou expressiva quantidade de gado. Identificados alguns dos integrantes da ação criminosa, um deles, N.S.M., 19 anos de idade, teve prisão temporária decretada e cumprida no último dia 24 de novembro de 2015. Este mesmo suspeito está sendo investigado por um recente furto de outras treze cabeças de gado ocorrido no mês de outubro deste ano. Sua identidade é preservada para não prejudicar o andamento das investigações.

O suspeito vai responder processo criminal por furto. Foi realizada diligência em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (INDEA) para conferência e verificação do gado na propriedade, além dos animais identificados e apreendidos com o suspeito, que além de responder criminalmente foi penalizado administrativamente, sendo autuado a pagar uma multa de aproximadamente R$ 8 mil reais pelas irregularidades junto ao INDEA.

O Delegado Gutemberg em entrevista ao site www.eldorado.fm falou sobre as ações da Polícia Civil na região. “O combate ao abigeato (furto e roubo de gado) tem sido elencado como uma das prioridades da Polícia Judiciária Civil no presente momento nesta região, justamente para evitar que tais práticas voltem a ocorrer, dando mais tranqüilidade aos produtores e criadores que fazem da atividade pecuária a principal fonte de economia do Município”.

“As investigações estão dirigidas a punir os grupos que atuaram nesses fatos ao longo dos últimos meses e a Polícia Civil tem programada uma atuação em parceria com o Sindicato Rural, pecuaristas e o INDEA para intensificar a fiscalização e controle do negócio de compra e venda de gado na região, inclusive no que se refere ao transporte e frete dos animais. Há previsão para em breve reunirmos com estas representatividades para integrar o trabalho no combate a tais práticas criminosas” concluiu Gutemberg. (Eldorado FM/Vila Rica)