Eleitor deve ficar atento ao prazo final do recadastramento biométrico na Barra, afirma juiz eleitoral

Secom-BG

Os eleitores de Barra do Garças que ainda não realizaram a revisão biométrica obrigatória devem ficar atentos ao prazo final, que se encerra no dia 29 deste mês. Segundo dados divulgados pela Justiça Eleitoral, dos 44.829 eleitores do município, apenas 25.297 fizeram o recadastramento.

Segundo o juiz da 9ª Zona Eleitoral, Douglas Bernardes Romão, o eleitor que não fez a revisão biométrica deve comparecer ao Cartório Eleitoral, na Rua José Nobre da Silva, anexo ao Fórum, no Sena Marques, das 7 às 19 horas; no Ganha Tempo, das 8 às 18h, ou no Barra Center Shopping, das 10 às 22 horas.

O magistrado alerta que o não recadastramento poderá implicar no cancelamento do título e trazer uma série de consequências ao eleitor, como por exemplo, a emissão da certidão de quitação eleitoral; realização de concurso público; contrair empréstimos em bancos públicos; obtenção da carteira de identidade ou passaporte; além de ficar impedido de colar grau.

“O cadastramento biométrico é realizado com parâmetros biológicos, com a colheita da impressão digital do eleitor e imprimindo mais segurança às eleições, evitando fraudes ou que um eleitor possa votar no lugar do outro. A revisão foi implementada em 2015 e chega ao seu prazo final no dia 29 de março. Portanto, todos devem comparecer nos locais de cadastramentos”, alerta Douglas Romão.

Números biométricos

De acordo com a Justiça Eleitoral, até a última segunda-feira (18), 56,43% dos eleitores de Barra do Garças (25.297 mil) já haviam se cadastrados e 43,47% (19.532 mil) ainda não haviam comparecidos aos postos de recadastramentos.

Para se cadastrar o eleitor deve comparecer a um dos locais munidos de documentos pessoais (carteira de identidade ou documento com foto), o título eleitoral e comprovante de residência. A revisão para eleitores acima de 70 anos é facultativa. Sábado haverá atendimento no Cartório (das 8 às 18h) e no shopping (12 às 18h).

A Justiça Eleitoral conta com o apoio da Prefeitura de Barra do Garças e da Câmara Municipal para a realização do recadastramento.