Desperdício do dinheiro público: auditores da Controladoria Geral da União fiscalizam obra inacabada em Pontal do Araguaia

Auditores da Controladoria Geral da União (CGU) realizaram vistoria em uma obra inacabada em Pontal do Araguaia, bancada com recursos do Governo Federal. A fiscalização faz parte do trabalho de fiscalização da CGU com a finalidade de avaliar como os recursos públicos foram aplicados ou se houve desvio de finalidade.

A obra fiscalizada pelos técnicos da Controladoria foi Parque Turístico, iniciada e não concluído na gestão da ex-prefeita Divina Oda. De acordo com informações preliminares, cerca de R$ 1 milhão e 500 mil reais seriam investidos na construção de lago, pista de caminhada, quiosques e pontos de lazer para a população.

Durante o trabalho de inspeção e levantamento do que foi realizado com os recursos da União, os auditores não concederam entrevistas à imprensa e também permitiram o registro de imagens por se tratar de um trabalho sigiloso com o objetivo de levantar se houve ou não desvio de recursos públicos.

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção.

A partir desse levantamento no Parque Turístico de Pontal do Araguaia os auditores deverão realizar uma auditoria e emitir um parecer sobre a legalidade dos recursos utilizados, cabendo, ao gestor do município na época (2013 a 2016, a responsabilidade sobre possíveis danos ao patrimônio público.