Prefeitura e empresários cobram apoio do Governo de MT para turismo em Barra do Garças e região
Secom-BG
A Secretaria Municipal Turismo avançou no processo de transformar propriedades com atrativos turísticos em opções de lazer para os turistas que visitam Barra do Garças e região. Nesta quinta-feira (6), o projeto foi debatido na Prefeitura com o secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Preza Moreno e representantes do Desenvolve MT e Sebrae.
Proprietários de áreas passivas de exploração cobraram do Governo do Estado apoio para a elaboração de ações que possam colaborar para a fomentação do turismo regional. Opções eles apresentaram, contudo, falta apoio justamente do órgão responsável pelas políticas públicas de valorização dessas fontes naturais.
Durante quase duas horas, o projeto que está sendo implementado pela secretária de Turismo de Barra do Garças, Mônica Porto, foi debatido com cobranças, sugestões e, principalmente, o que pode ser feito para auxiliar os proprietários na implantação de estruturas que serão oferecidas aos turistas. A principal dificuldade é justamente a falta de recursos.
O secretário Jefferson Moreno ouviu as demandas e prometeu auxílio do governo estadual para os empresários explorarem suas fontes. Entre os compromissos está o envio de um técnico da Secretaria Adjunta de Turismo a Barra do Garças e região para a realização de um estudo das propriedades e, futuramente, a finalização do projeto que possa beneficiá-los com estruturação desses atrativos.
Jefferson Moreno desconhecia, até então, o vasto potencial turístico que Barra do Garças e cidades do entorno podem oferecer aos turistas, incluindo cachoeiras, grutas, praias, entre outros. Hoje, o turismo nesses locais era feito pelos próprios empresários, que aderiram ao projeto da Prefeitura e querem mudar essa realidade.
“A região oferece mais opções do que Bonito, no Mato Grosso do Sul. Falta justamente o apoio que ainda não temos. Elaboramos esse projeto de exploração das áreas rurais com atrativos para oferecer mais opções aos turistas”, disse a secretária Mônica Porto.
Na reunião o secretário, além de promete auxiliar na realização do estudo que irá levantar os pontos atrativos, apresentou também o representante do Programa Desenvolve MT, Adson Elias, que apresentou detalhes das linhas de financiamento que o órgão oferece para o setor e de como os empresários devem fazer para ter acesso aos créditos.
O Sebrae se credenciou a auxiliar a Prefeitura de Barra do Garças, os empresários e a Secretaria Adjunta na elaboração do projeto que visa explorar essas áreas.