Operação Araguaia flagra caçadores com jacaré de quatro metros
G1 GO
Dois homens foram detidos, no último fim de semana, durante a Operação Araguaia 2019 por caçar um jacaré de quatro metros. Agentes da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Polícia Militar Ambiental localizaram os homens durante uma fiscalização no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia.
De acordo com informações da Semad, os homens foram levados para a delegacia do município, onde foram emitidos quatro autos de infração por crime ambiental. O G1 tentou contato com a delegacia da cidade entre 19h e 20h desta terça-feira (23), mas a ligações não foram atendidas.
A reportagem não teve acesso aos nomes dos detidos para tentar uma defesa deles. Ainda segundo a Semad, as multas de caça contra a fauna silvestre variam de R$ 700 a R$10 mil.
A secretaria disse também que não foi possível a doação da carne do jacaré para o consumo e, por isso, de acordo com a Lei de Crime Ambiental, o animal teve que ser destruído com fogo.
Na operação deste fim de semana também foram apreendidas 27 tarrafas. O trabalho de fiscalização na região do Rio Araguaia vai até o dia 31 de julho.
Agentes estão trabalhando em conjunto na fiscalização ao desmatamento ambiental e tráfico de animais, coibindo a pesca predatória e caça irregular. A operação também está realizando abordagens para coibir a pesca e transporte ilegal de pescado.