Mais de 2 mil documentos de identidade na versão cartão foram emitidos em MT desde junho
G1 MT
Em pouco mais de um mês, mais de 2 mil documentos de identidade na versão cartão foram emitidos em Mato Grosso. O novo modelo de identificação passou a ser feito em junho deste ano.
Na modalidade cédula, que é a versão antiga do documento, foram emitidas 67 mil vias desde maio. A novidade neste modelo é a inclusão dos números do CPF, do titulo de eleitor e da carteia da trabalho. Assim, o cidadão pode transportar apenas um documento.
Tanto a nova versão do modela convencional quanto o cartão trazem elementos que garantem maior segurança.
“As cores e o alto revelo nas novas versões do documento tendem a evitar a falsificação”, disse Ailton Silva Machado, iretor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Os novos documentos também permitem o uso do nome social, especialmente para garantir os direitos dos integrantes de grupos LGBT.
Para ter acesso, mulheres e homens trans e travestis devem procurar os postos de atendimento da Politec, preencher um requerimento e informar o nome pelo qual quer ser chamado.
“Lembro que no nome social, a mudança ocorre apenas no primeiro nome, os sobrenomes permanecem os contidos na certidão de nascimento”, esclareceu Ailton.
Ainda segundo a Politec, 77% das carteiras de identidade emitidas no estado são isentas de pagamento.
Idosos acima de 65 anos e pessoas entre 60 e 64 anos, vítimas de furto ou roubo, têm direito à gratuidade. Além deles, são isentos, os recém alfabetizados, menores de 18 anos que solicitam a segunda via e pessoas inscritas nos programas sociais do governo federal.
Para os demais cidadãos, o custo da carteira de identidade é R$ 99,53. O prazo a retirada do documento é de 15 a 30 dias.