Exame aponta que índio de 6 anos morreu por desidratação após se perder em mata

G1 MT

A criança indígena de 6 anos, que foi encontrada morta em uma mata, no município de Juara (MT), morreu por desidratação. A informação foi divulgada pela assessoria da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) nessa quarta-feira (4).

O menino se perdeu e estava desaparecido havia uma semana. O corpo foi encontrado em estado de decomposição na tarde de terça-feira (3).

O óbito da criança ocorreu há aproximadamente 36 horas.

O menino saiu para pescar na companhia de adultos e crianças, no dia 27, em um lago que fica a cerca de 500 metros da margem de um rio. Quando retornavam para a comunidade da etnia Rikbaktsa, ele se perdeu e então começaram as buscas pela criança.

Segundo a Politec, o corpo da criança indígena deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) em Juína, a 737 km da capital, às 23h30 desta terça-feira.

A necrópsia da criança foi realizada e concluída na tarde desta quarta-feira. O corpo já foi liberado para sepultamento.

Uma mobilização chegou a ser feita para tentar localizar o menino. Equipes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) também se mobilizaram em apoio, bem como indígenas de outras comunidades da região.

Segundo a Polícia Civil, o caso será apurado.