Prefeitura beneficia produtores rurais com a construção de pontes de concreto e reforma de pontes de madeira
Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras está concluindo a construção de pontes de concreto na zona rural do município em substituição as antigas estruturas de madeira que ofereciam risco ao trânsito de veículos leves e pesados.
As pontes estão localizadas na vicinal “Estrada dos Baianos”, km 15 – córrego Serra Azul, córrego Mineiros, km 15,28, córrego Capa, km 29,20, córrego Madeiro, km 34,9, córrego Cristalino, km 36,7, partindo da rodovia estadual MT-336 e também na Estrada da Voadeira – córrego Voadeira, km 9,9.
Além de pontes, a Prefeitura construiu também um bueiro triplo celular sobre o córrego Monjolo, bueiros simples e mata-burros (recursos do MAPA), totalizando seis pontes, três bueiros e cinco mata-burros.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Obras, Agvailton Alves Júnior, as pontes de concreto foram construídas com recursos conveniados com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As pontes de madeira da MT-336 foram reformadas e reconstruídas com recursos do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação.
Foram reformadas as pontes sob os córregos Conrado, Grande, Betinho, Porteiro, São Bento, Penório, Boqueirão, Sem Nome e Divisa. Todas as pontes passaram por melhorias com a substituição do madeiramento condenado pela ação do tempo e substituição de vigas de sustentação e tabuado de rolagem, além de sinalização de segurança, totalizando nove estruturas em madeira mais um bueiro em concreto.
A Secretaria ressaltou também a construção de pontes de concreto sob os rios Corrente e Ariado (ponte de concreto) que estão em execução com previsão de conclusão para este exercício. Na mesma MT, a Prefeitura já havia construído a ponte sobre o rio Passa Vinte, atendendo uma antiga reivindicação da classe produtora e dos moradores do distrito de Toricueije.
“A MT-336 é uma das principais vias de escoamento da produção agrícola e com grande fluxo de veículos leves e pesados. O prefeito Roberto Farias solicitou um levantamento completo da real situação de cada ponte e após esse relatório os encaminhamentos foram feitos para a execução das reformas e até a construção de novas estruturas para dar mais segurança à população”, informou o secretário Agvailton, ressaltando que as obras garantem segurança e conforto ao usuários da região.