Empresário reage a assalto em mercado e bate em ladrão usando arma indígena

G1 MT

Um empresário reagiu a um assalto e bateu em um ladrão usando uma arma indígena em Confresa (MT). A tentativa de assalto ocorreu na noite dessa quinta-feira (12) em um mercado no bairro Jardim do Éden. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do local.

O G1 conversou com o empresário Sebastião Volnei, de 69 anos, que aparece no vídeo. Ele já sofreu outros assaltos, mas foi a primeira vez que reagiu.

A arma usada por ele se chama borduna. É arma artesanal indígena, semelhante ao cassetete usado pela polícia. O objeto do empresário é feito de madeira pau-brasil.

Sebastião disse que reagiu depois que percebeu que a arma do assaltante era de brinquedo.

“Eu reagi brutalmente, mas a gente tem que reagir e ir contra nós mesmos. Eu ainda tropecei em um galão de água e ele fugiu”, lembrou o empresário.

Ele se justificou e disse que reagiu porque já havia sido vítima de outros assaltos e, na opinião dele, procurar a polícia e a justiça não resolve o problema da criminalidade.

“Já fomos assaltados outras vezes. Dessa vez eu vi que era uma arma de brinquedo. Peguei minha borduna e me defendi. Eu carrego outra [borduna] no meu carro. Uma eu deixo no mercado. Já usei essa arma outra vez”, declarou.

O assaltante usava capacete e tinha o rosto coberto. O ladrão, ao ver a reação, correu e fugiu apé. O empresário diz que ele, apesar de usar um capacete, não estava em motocicleta. Um segundo assaltante estava em um carro, a um quarteirão do estabelecimento, e o ajudou a fugir.

“Não fui fazer o boletim de ocorrência porque em outra ocasião eu perdi meu tempo fazendo a queixa. Recebi intimação [judicial]. A situação foi em uma quinta-feira e os ladrões foram soltos no sábado” É uma perda de tempo, não adiante. A gente tem que resolver por conta própria”, pontuou.