Exposição “Educação Legislativa em Movimento” recebe visita de autoridades em Barra do Garças
Secom-BG
A 11ª edição do projeto “Educação Legislativa em Movimento”, promovida pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso (AL-MT), em Barra do Garças, recebeu nesta sexta-feira (11), a visita do prefeito Roberto Farias, senador Wellington Fagundes, deputado Max Russi, vice-prefeito Weliton Marcos e autoridades do município. O evento teve início na quinta (10), com a exposição “Evolução do Parlamento Participativo” no Centro Cultural Valdon Varjão e encerramento na Escola Estadual Antônio Cristino Cortes.
Durante dois dias, o Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), trouxe à Barra do Garças vasto material didático (fotográfico e escrito) que relata a história de Mato Grosso, Cuiabá e do município-sede, a cidade de Barra do Garças. As exposições foram direcionadas aos professores e alunos da rede estadual, franqueadas as autoridades que ainda não conheciam a iniciativa da Assembleia Legislativa em narrar os fatos que marcaram a história do Estado e seus 141 municípios.
O prefeito Roberto Farias elogiou o deputado estadual Max Russi, o coordenador do projeto, Eduardo Manciolli e servidores da AL-MT pela vinda da exposição à Barra do Garças. Ao conhecer a importância da ação, o prefeito anunciou que já se reuniu com os secretários Albérico Rocha Lima (Educação) e Ida Madalena (Assistência Social) para a implantação nas escolas do município visando levar conhecimento aos alunos da rede municipal.
“É um lindo projeto que precisa ser expandido e vamos trabalhar para que os alunos das escolas municipais possam conhecer a história de Mato Grosso e Barra do Garças. Agradeço ao deputado Max Russi por presentear a cidade com essa ação que trouxe conhecimento a população”, destacou o prefeito.
Na visita a Escola Cristino Cortes, Roberto Farias, acompanhado pelas autoridades, participou de uma oficina de reciclagem, uma palestra realizada pelo Corpo de Bombeiros e conheceu a exposição reunindo documentos que narra a história de Mato Grosso e sua Capital (Cuiabá) e, principalmente, o material exclusivo que relata a história de Barra do Garças, desde a chegada dos garimpeiros à região aos dias de hoje.
“A população precisa ter acesso a esse acervo. São fatos que poucos ou quase ninguém tinham conhecimento e hoje teve esse privilégio”, pontuou, elogiando os pesquisadores que vieram de Cuiabá para dissertar sobre os fatos históricos do Estado e municípios.
Além do prefeito Roberto Farias, do senador Wellington Fagundes, do deputado Max Russi, do vice-prefeito Weliton Marcos, estiveram na Escola Cristino Cortes os secretários Maurício Lucas (Cultura), Ida Madalena (Assistência Social), Paulo Henrique Borges (Pesca e Aquicultura), George Câmara (Chefe de Gabinete), Mônica Porto (Turismo), Vander Lima (Comunicação), o Procurador-Jurídico João Jackson, e os vereadores Dr. Joãozinho (presidente da Câmara), Dr. Neto, Celson Sousa, Valdei Pebinha e Francisco Garrincha, além de convidados.