MPE abre investigação para apurar irregularidades em presídio de Água Boa
Agência da Notícia
A promotora de Justiça Alice Cristina Alves, do Ministério Público do Estado, abriu um inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, localizada no município de Água Boa (MT).
Conforme a promotora, detentos escreveram diversas cartas relatando que não recebem atendimento médico e a unidade prisional não tem condições sanitárias adequadas.
Ela relata que um detento, identificado como Celso Francisco, contou que os presos com doenças contagiosas não são separados por alas.
“Resolve, por tais razões, instaurar o presente Inquérito Civil, colimando investigar adequadamente os fatos, bem assim subsidiar futuras e eventuias medidas judiciais ou extrajudiciais”, consta em portária do dia 19 de dezembro.
É comum em presídios que presos com tuberculose, por exemplo, fiquem isolados dos demais devido à alta possibilidade de contaminação.
A promotora determinou, ainda, a notificação da Secretária de Estado de Segurança Pública para que, em 20 dias, prestes informações sobre as supostas irregularidades.