Instituições buscam solução para reduzir mortes no trânsito de Barra do Garças

Secom-BG

Representantes da prefeitura de Barra do Garças, Segurança Pública e segmentos organizados da cidade, que compõem o Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito (GGIT), se reuniram nesta terça-feira (14), para buscar alternativas que possam colaborar para a redução de mortes no trânsito local.

A reunião aconteceu nas dependências do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), no bairro São João. As ações do GGIT começaram ainda em 2019, logo após a divulgação do relatório de acidentes registrados em Barra do Garças.

Os números foram apresentados ao prefeito Roberto Farias que, de imediato, sugeriu a criação do Gabinete com o envolvimento do município e instituições públicas e privadas na busca de uma solução para o problema. A partir dessa iniciativa teve início a discussão das medidas.

Segundo o secretário de Transportes e Serviços Públicos, Carlos Gontijo, a prefeitura de Barra do Garças reconhece que a cidade cresceu muito nos últimos anos e, além do crescimento, ainda existe também a população flutuante que colabora para agravar o problema “Diante disso, o município está indicando uma pessoa que irá participar das discussões como representante da Coordenadoria de Trânsito para discutirmos essas ações, que são necessárias para humanizar o trânsito”, destacou.

De acordo com a comandante do 2º BPM, tenente-coronel Andréia Costa, a reunião desta terça-feira serviu para discutir o que pode ser feito para melhorar o trânsito em Barra do Garças. “Esse não é um problema apenas de Polícia Militar. Devemos trabalhar com todos os órgãos para buscarmos melhorias e reduzirmos esses números alarmantes. Infelizmente, em 2019 o trânsito foi o que mais matou pessoas (32 vítimas fatais) e esperamos reverter essa realidade no final deste ano”, disse.

Além da prefeitura de Barra do Garças, participam do Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito, a Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), BR Tran e autoescolas.