Taxa de isolamento social cai em MT e casos de Covid-19 aumentam quase 900%

G1 MT

A taxa de isolamento social em Mato Grosso é de 36,5% neste mês e está entre as menores do país. A queda no isolamento tem sido gradativa e após a redução devido à flexibilização das medidas pelo poder público os casos de coronavírus aumentaram no estado.

Um estudo em parceria entre os cursos de saúde coletiva, matemática e geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apontou que o pico da Covid-19 no estado deve acontecer em setembro, mas a projeção pode ser antecipada se o isolamento cair ainda mais.

Últimas notícias sobre o novo coronavírus em MT
Com a reabertura do comércio, das indústrias e dos shoppings na capital e cidades do interior do estado, entre maio e junho, ocorreu um aumento no número de casos de contaminados.

Em um mês, os casos de Covid-19 passaram de 464 para 4.504, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O aumento foi de 870,6%.

“Entre abril e maio o número de casos cresceu cinco vezes. Entre maio e junho, os números cresceram quase 10 vezes. O problema é que muitas pessoas ficam infectadas ao mesmo tempo e isso satura o serviço de saúde”, disse o professor da UFMT, Emerson Soares.

A SES-MT disse que se o número de casos não começar a diminuir ocorrerá um colapso no sistema de saúde do estado.

Até o fim da tarde dessa terça-feira (9), o estado registrava 140 mortes em decorrência da doença.