Governo de MT anuncia abertura de mais de 200 leitos de UTI para pacientes com Covid-19
G1 MT
O governo de Mato Grosso anunciou que vai abrir mais de 200 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais públicos do estado pra tratamento de pacientes com coronavírus (Covid-19).
O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, nesta sexta-feira (10).
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (9), 26.396 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 961 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 240 internações em UTI e 381 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 98,4% para UTIs e em 55,9% para enfermarias.
Últimas notícias sobre o novo coronavírus em MT
Dos novos leitos, o Hospital Santa Casa, em Cuiabá, deve receber 20 leitos.
A diferença na taxa de ocupação se dá porque há uma quantidade mínima de leitos em UTI que fica na retaguarda caso algum paciente da enfermaria piore.
Outro motivo, segundo o secretário, é o fato de não ter uma equipe médica completa para operar uma UTI.
“A média de espera de pacientes é de 30 para UTI. A fila de regulação varia entre 30 a 40 por dia. Às vezes a UTI fica vaga porque não tem equipe médica suficiente. Diariamente os médicos são afastados”, disse Gilberto.
São necessários 60 profissionais de saúde em uma UTI, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.
Segundo o secretário, há uma carência em profissionais de saúde para atuar no combate à Covid-19 nos hospitais.
Mato Grosso tem mais de mil profissionais de saúde afastados nos hospitais, seja porque foram infectados pela Covid-19, por serem do grupo de risco ou por outros motivos.