Secretaria de Saúde do Estado, UFMT e Unemat realizam pesquisa soro epidemiológico em Barra do Garças

Assessoria

A Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e apoio dos Escritórios Regionais e Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (16), em Barra do Garças, uma pesquisa soro epidemiológica com o objetivo de monitorar a infecção pela Covid-19 em Mato Grosso.

A metodologia utilizada será a estratégia quantitativa e transversal, com a realização de teste de sangue na população durante a pandemia do novo coronavírus. “Com esse recorte amostral, será possível concluir qual é a prevalência da infecção em nosso estado, ou seja, quantos por cento da nossa população já teve contato com o vírus”, disse o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo.

Há pouco mais de 60 dias, Barra do Garças já tinha recebido pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (RS) a serviço do Ministério da Saúde para a realização de uma pesquisa que levantasse o número de possíveis casos registrados no município. A amostragem foi realizada em duas etapas em vários bairros da cidade com resultado positivo.

Nesta nova pesquisa, cerca de 240 pessoas serão selecionadas para a realização dos testes em Barra do Garças e outros nove municípios do Estado.