Barra do Garças: Com obra em andamento, alagamentos dão trégua na avenida Amazonas

Semana7

A obra de drenagem da avenida Amazonas que está sendo realizada no Jardim Nova Barra Sul tem mostrado resultados positivos após as primeiras chuvas em Barra do Garças. A região era uma das mais castigadas com registro de alagamentos que causavam transtornos aos moradores do bairro.

Em conversa com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Nova Barra Sul, Jhonnes Fernandes, ele afirmou que, mesmo com a canalização em fase de construção, é possível notar as melhorias significativas que já ocorreram. Nos últimos dias não chegaram reclamações à associação sobre alagamentos nos pontos que são considerados problemáticos durante as chuvas.

Ainda de acordo com o líder comunitário, apesar do anseio dos moradores de que os serviços no local sejam finalizados, a associação está em diálogo constante com as secretarias responsáveis e acompanha o andamento da obra.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Obras, durante as recentes chuvas houveram apenas reclamações sobre alagamentos relacionados à avenida Presidente Vargas, local em que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também executa serviços de drenagem para o contorno do anel viário.

Iniciada em 2019, o investimento de aproximadamente R$ 3 milhões faz parte do projeto de drenagens que está sendo executado pelas Secretarias de Planejamento Urbano e pela Secretaria de Transportes e Serviços Públicos.

A construção compreende 600 metros lineares de um canal tubular na avenida Amazonas, das redes pluviais na avenida Laura Vicuña e uma canalização de 900 metros lineares a céu aberto. Estas redes tubulares escoarão cerca de 60% da vazão de água que desce da avenida Duque de Caxias com destino final para o Córrego Fundo.

A secretaria informou ainda que a expectativa é seguir com os trabalhos no local até o final do ano.

Expansão

O Jardim Nova Barra, dividido em duas regiões, Norte e Sul, é o maior bairro de Barra do Garças e foi o setor que mais recebeu investimentos nos últimos anos.

Além das obras de drenagem na avenida Amazonas, na Laura Vicunã e a drenagem do anel viário, a região também recebeu em fevereiro deste ano uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A unidade é considerada a mais moderna e uma das maiores da cidade justamente por atender o setor que mais cresce no município. A população terá acesso no atendimento médico e odontológico.

Uma creche ampla para atender a demanda do bairro também está sendo construída.