Facção CV é investigada por dar apoio a candidatos “amigos”; PF estoura operação em Barra

RDNews

Polícia Federal em Barra do Garças deflagrou na manhã desta quarta (11) a Operação Captura de Estado, para investigar práticas eleitorais ilícitas por parte de integrantes do Comando Vermelho. Foram cumpridas medidas cautelares probatórias, sendo três mandados de busca e apreensão em desfavor de integrantes da facção criminosa expedidos pela 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças.

As investigações da PF apontam que membros da facção criminosa, após escolha interna prévia de seus candidatos por meio de “enquetes” realizadas com os faccionados, financiam e patrocinam candidatos políticos, por meio de “salves” dados em aplicativos de redes sociais, para que os mesmos busquem ser eleitos.

Existem indicativos no sentido do inconformismo dos suspeitos a respeito da atuação das forças policiais na região do Vale do Araguaia na repressão de grupos criminosos organizados.

Os materiais apreendidos serão periciados e analisados pela Polícia Federal, buscando a responsabilização criminal de todos os envolvidos, com toda sua extensão e profundidade. Uma das investigadas inclusive já foi candidata ao cargo de vereadora em Nova Iguaçu (RJ) em eleições passadas. Ela foi presa em flagrante durante a execução da ordem judicial em seu desfavor por supressão de documento (art. 305 do Código Penal) por ter tentado destruir aparelho celular que já se encontrava apreendido pela Polícia Federal, prática comum entre os faccionados.