Gado furtado de propriedades é recuperado e duas pessoas são presas em flagrante pela Polícia Civil
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT
Duas pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil nesta quarta-feira (09), por furto de gado bovino, no município de Santa Terezinha (MT). Quarenta e seis cabeças do gado furtado de duas propriedades rurais no município foram recuperadas.
A Delegacia da Polícia Civil de Santa Terezinha foi comunicada na manhã de quarta-feira de que algumas cabeças do gado foram embarcadas em caminhões em uma gleba, na área rural do município, e estariam a caminho de Santana do Araguaia, cidade do Pará que faz divisa com Mato Grosso.
Seguranças das duas propriedades realizaram rondas no entorno da fazenda e próximo à gleba Carlos Pelicioli, ainda nos limites do município de Santa Terezinha, abordaram os caminhões carregados com os animais.
A equipe constatou que havia alguns bezerros e animais adultos que eram de uma propriedade, cujo dono faleceu recentemente. Após encontrar o gado, os seguranças entraram em contato com a equipe da Polícia Civil em Santa Terezinha, que foi até o local para atender a ocorrência, com apoio da Polícia Militar.
O delegado de Santa Terezinha, José Ramon Leite, explica que os motoristas que conduziam o gado não tinham conhecimento da origem dos animais e que o erro deles foi fazer o transporte sem a guia de autorização obrigatória, que é emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). Dessa forma, os dois responderão administrativamente perante o Indea.
Já os envolvidos diretamente no furto dos animais foram presos em flagrante e responderão por furto de semoventes.
Um dos envolvidos no furto é filho do proprietário de uma das fazendas de onde o gado foi retirado. Ele misturou o gado da propriedade do pai com as outras cabeças furtadas de outra propriedade vizinha, com auxílio de mais uma pessoa, contratou o transporte e fez o embarque nos caminhões.
Os dois homens presos foram encaminhados para a unidade prisional de Vila Rica, onde estão à disposição do Poder Judiciário.