Eleição para escolha de prefeito de Torixoréu será dia 11 de abril
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso marcou para o próximo dia 11 de abril a data da eleição suplementar para prefeito de Torixoréu. A Resolução consta no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quarta (27).
A prefeita reeleita em 2020, Inês Coelho (DEM), obteve 51,61% dos votos válidos. Porém, concorreu subjudice e não conseguiu o registro de candidatura em definitivo, sendo indeferida.
Em 12 de janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou seguimento ao recurso de Inês Coelho, que teve a impugnação da candidatura confirmada pelo TRE e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ex-prefeita Inês foi impugnada pela regra eleitoral que impede que um mesmo grupo familiar permaneça no poder por três mandatos consecutivos. Antes dela assumir a prefeitura de Torixoréu pela primeira vez, em 2016, quem comandava o Executivo era seu marido Odoni Mesquita Coelho, falecido neste ano, vítima da Covid-19.
Atualmente, o mandato de prefeito é exercido pelo vereador Thiago Primo (PSB). Com apenas 27 anos, foi eleito vereador com 282 votos e, posteriormente, presidente da Câmara Municipal, o que o levou a chefia do Executivo até a realização da eleição suplementar.
Fonte: RD News c/ Semana 7.