Após denuncia governo do estado promete transferir presos da delegacia
Após a denúncia do delegado Gutemberg Farias, titular da Delegacia de Polícia Civil de Vila Rica, quanto as condições insalubres pelas quais os detentos eram obrigados a passar no município, o governo do Estado de Mato Grosso anunciou que irá fazer a transferências dos três homens e das três mulheres que estão nas celas provisórias, sendo que os homens serão encaminhados para a Cadeia de Porto Alegre do Norte e as mulheres para Canarana.
Vamos entender o caso. Como a Cadeia Pública de Vila Rica foi desativada a dois anos, devido as péssimas condições, as pessoas que eram presas na cidade acabavam ficando detidas nas três celas da delegacia, que não contam com banheiro, nenhum tipo de ventilação e até mesmo alimentação. Para que os presos não ficassem sem comer, eram os próprios investigadores que levavam comida de casa.
Uma destas detentas está gestante de oito meses. Além disso, como tinham que cuidar dos detentos os trabalhos de investigação eram prejudicados. Um protesto, com faixas, foi feito na delegacia e o caso ganhou repercussão estadual, o que levou a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos a providenciar as transferências.
Mesmo assim o problema ainda não foi selecionado, uma vez que ainda não há para onde levar quem for preso em Vila Rica. (Agência da Notícia)