Garoto de 10 anos com covid é internado em UTI com 80% dos pulmões comprometidos

Após atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso, um menino de 10 anos foi transferido na tarde do dia 17 de Primavera do Leste para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no antigo Pronto-Socorro da capital.

J.H.N.C.A. estava internado no Hospital Maternidade São Lucas, Primavera do Leste, desde domingo (21). O menino é portador de artrite e foi hospitalizado para tratar a doença. De acordo com a mãe, ele foi diagnosticado com Covid-19 após apresentar problemas respiratórios e realizar exames.

O garoto foi diagnosticado com taquidispneia grave, com acometimento de 80% do parênquima pulmonar, e eritema difuso, conforme atestado médico. Com o agravamento do quadro, precisou de transferência urgente para UTI pediátrica.

A ação foi conduzida pela 6ª Defensoria de Primavera do Leste, sob a liderança do defensor público Nelson Gonçalves de Souza Júnior. Procurada pela família na terça-feira (16), por volta das 17h30, a DPMT ajuizou pedido de tutela de urgência às 20h, e às 22h do mesmo dia o pleito foi deferido pela juíza plantonista Myrian Pavan Schenkel, da comarca de Primavera do Leste.

Na decisão, a magistrada determinou que a transferência para UTI pediátrica fosse realizada no prazo máximo de 24 horas, sob pena de bloqueio de ativos financeiros do Governo do Estado para o custeio do referido tratamento, devido à necessidade e urgência do caso, seja em hospital público ou em instituição privada, em Mato Grosso ou em outro estado disponível.

“O atendimento foi ótimo! Se não fosse a Defensoria, acredito que não teria conseguido. Achei que ia demorar, mas foi muito rápido. Eu só tenho a agradecer à Defensoria”, reconheceu a mãe.

Segundo a mãe P.I.N.C., que tem 25 anos e é confeiteira, o filho foi transferido por meio de UTI móvel na tarde do dia 17 para o antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, referência no tratamento de Covid-19.

Fonte: Defensoria Pública de MT.