Após mais de 10 anos, juíza arquiva 2 processos contra ex-deputado
O ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Humberto Bosaipo teve dois processos criminais contra si arquivados pela Justiça. As decisões de arquivamento foram publicadas na edição de segunda-feira (25) do Diário da Justiça Eletrônico e dizem respeito a crimes de lavagem de dinheiro e peculato que teriam ocorrido quando Bosaipo exercia mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entre 1999 e 2002.
As duas ações penais foram movidas pelo Ministério Público (MP) após apuração sobre despesas fictícias na ALMT, que efetuava pagamentos para empresas inexistentes ou de fachada a fim de realizar desvio de recursos públicos.
Ambas as ações penais tramitaram no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a lentidão no processo tomou mais tempo do que durariam eventuais condenações sofridas por Bosaipo por força das acusações de peculato e lavagem de dinheiro. A situação fez com que o próprio MP reconhecesse a prescrição dos casos.
Logo, a juíza Selma Rosane Santos Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, decidiu por rejeitar as duas denúncias do MP contra Bosaipo a fim de arquivar os processos.
Ex-deputado estadual, Bosaipo renunciou ao cargo de conselheiro em dezembro de 2014. Ele havia sido indicado ao cargo pela ALMT em 2007 e foi afastado em 2011, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) por causa das acusações de peculato e lavagem de dinheiro. O ex-deputado e ex-conselheiro já tem condenações por improbidade administrativa. (Do G1 MT)