Pais fazem carreata pedindo instalação de escola militar em Vila Rica
Pais de alunos de Vila Rica (MT), fizeram uma carreata, no fim da tarde desta segunda-feira (1°), pedindo a instalação de uma escola militar no município. Em contrapartida, os professores são contra a medida.
O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Em Mato Grosso, Silvio Fávero é autor Lei nº 10.922 que propõe a instalação de escolas militares e autor do projeto que regulamenta o funcionamento, criação e transformação das Escolas Estaduais da Polícia Militar Tiradentes e das Escolas Estaduais do Corpo de Bombeiros Militar Dom Pedro II.
A previsão do governo do estado é a implantação de sete novas escolas militares em 2021, nos municípios de Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.
A maioria dos moradores de Vila Rica são a favor da criação da escola militar. No entanto, os professores do município lutam para que a instalação não aconteça.
No última sábado (27), a Seduc divulgou um edital para que os pais e a sociedade em geral pudessem ir até a escola preencher o nome e manifestar interesse pela escola. No entanto, valeriam as 70 primeiras manifestações.
Com isso, a comunidade externa se organizou para acampar desde domingo (28) na frente da escola para que os 70 votos fossem a favor da escola, isso porque souberam que os professores estavam se organizando para chegar às 6h desta segunda-feira (1°) para votar os 70 não.
Após a confusão, o edital acabou sendo suspenso pela Seduc e um novo deve ser publicado ainda nesta semana com novas mudanças.
Fonte: G1 MT