Prefeituras de Água Boa e Primavera do Leste se pronunciam negando aplicação de vacina vencida
Eberson Mateus dos Santos, secretário municipal de saúde de Água Boa se pronunciou neste domingo (25), após o site Metrópoles realizar uma denúncia que 160 cidades brasileiras aplicaram doses do imunizante AstraZeneca vencidas em seus pacientes, entre elas, Água Boa.
De acordo com o secretário, um dos lotes denunciados na matéria chegou ao município de Água Boa e foi utilizado, no entanto, Eberson explicou que a vacina foi aplicada no dia 14 de abril, data limite do vencimento, portanto, o paciente que tomou a dose não foi prejudicado.
“O que aconteceu foi o registro de um vacinado na base federal no dia 15/04/2021, e o profissional não se atentou em alterar na hora de lançar no sistema visto que o vacinado tinha feito a dose no dia 14/04. Na maioria das vezes não registramos no sistema no mesmo dia que administramos a dose, devido a demanda de serviços”, disse o secretário em entrevista ao Interativa FM, do município.
Assim como Eberson, outras secretarias de saúde citadas na matéria do Metrópoles, informou que foi um erro de digitação, na base de dados federal.
A prefeitura de Primavera do Leste tambem se manifestou por meio de sua assessoria de comunicação, negando a denúncia. Veja adiante a Nota à Imprensa:
NOTA A IMPRENSA (Primavera do Leste).
“Neste último sábado (24), uma notícia publicada por alguns veículos de comunicação afirma que até 160 cidades em 23 estados aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população. A Prefeitura de Primavera do Leste garante que todas as vacinas contra a Covid-19 aplicadas no município são conferidas pelos profissionais da saúde e só são utilizadas dentro do prazo de validade. A confirmação consta no sistema de banco de dados, com registro de recebimento dos lotes, validade de cada um deles e o período de aplicação.
De acordo com as reportagens, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005 do Laboratório Oxford/Astrazeneca/Fiocruz foram usados após a data limite. Confirmamos que a cidade recebeu o lote 4120Z005, cuja validade foi encerrada em 14/04/21. No entanto, a última data em que este lote foi utilizado, foi em 15/02/21. Portanto, 58 dias antes do período de expiração e nenhum morador de Primavera do Leste, que já foi vacinado, precisa se preocupar.
Registramos ainda que encaminhamos o arquivo dos registros de movimentação de estoque de insumos do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) à Secretaria de Saúde do Estado (SES/MT), que confirma os esclarecimentos citados acima. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição. Coordenadoria de Comunicação. Prefeitura de Primavera do Leste”.
VEJA MATERIA PUBLICADA NA INTERATIVA FM – ÁGUA BOA.
“ÁGUA BOA – Neste domingo surgiu a informação de que algumas vacinas vencidas teriam sido aplicadas em pessoas imunizadas contra a Covid no município. A vacina seria a AstraZeneca.com data de vencimento agora em 14 de abril.
Nossa reportagem fez contato agora a tarde com o Secretário Municipal de Saúde. Eberson Mateus declarou que somente um dos lotes atribuídos ao município de Água Boa realmente chegou e foi utilizado. Mateus negou que as vacinas do lote tivessem sido aplicadas após a data de vencimento.
Segundo o secretário, somente uma vacina foi aplicada na data limite, justamente nele mesmo. Porém, o registro da imunização foi efetuado no sistema somente no dia seguinte, quando já constava como vencida para aplicação.
“O que aconteceu foi o registro de um vacinado na base federal no dia 15/04/2021, e o profissional não se atentou em alterar na hora de lançar no sistema visto que o vacinado tinha feito a dose no dia 14/04. Na maioria das vezes não registramos no sistema no mesmo dia que administramos a dose, devido a demanda de serviços”, explicou Eberson Mateus.
Ele destacou que não há nenhuma irregularidade na aplicação, pois foi feito tudo dentro do prazo limite, apenas o registro no sistema ocorreu 24 horas depois.
Outras vacinas também tinham sido aplicadas no dia, mas registradas adequadamente na mesma data”.
Estadão MT (Jeferson Oliveira) com Reportagem JC e Interativa FM (Inácio Roberto).