Caixa vai liberar recursos para Programa Minha Casa Minha Vida na Barra

As obras do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, em Barra do Garças, devem ser retomadas nos próximos dias. A garantia foi dada ao prefeito Beto Farias (PMDB) pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Carlos Roberto Pereira, que aguarda a liberação de recursos para a continuidade dos serviços. Cerca de 950 das 1.436 unidades em construção estão paralisadas desde o início do ano por falta de recursos.

Segundo o prefeito, as casas eram executadas pela Engecenter Construtora, contudo, com a paralisação das atividades, uma nova empresa deve assumir a responsabilidade do projeto. “Ainda não tenho o nome desta empresa, mas a informação é de que a Caixa já está resolvendo os trâmites burocráticos para reiniciar as obras nos conjuntos Carvalho 1 e 2”.

Nos bastidores, a informação é de que existe a possibilidade da Larc Engenharia e Arquitetura, que está executando as 486 unidades do conjunto Carvalho 3, assumir as obras. Em contrapartida, a informação não foi confirmada pelo engenheiro Thiago Vinicius Lima Leite, que coordena as obras na cidade.

Furtos

A preocupação do prefeito com o atraso das obras, além de prejudicar as famílias que já foram contempladas, são as ocorrências de furtos registradas pela Larc. Beto se mostrou preocupado com o fato, denunciado na semana passada pelo Rdnews, e pediu celeridade na conclusão das obras. “Isso é preocupante e resolvemos cobrar do superintendente medidas para que as unidades sejam concluídas e as famílias possam ocupá-las, evitando esses danos que atrasam ainda mais os trabalhos”.

De acordo com as ocorrências registradas na Delegacia Especializada de Roubo e Furtos (Derf), 50 casas foram arrombadas e tiveram toda a fiação, materiais e equipamentos furtados, cujo prejuízo chega a R$ 30 mil. Nos três conjuntos habitacionais, o governo federal está investindo R$ 81,8 milhões. (FA)