JBS-Friboi é denunciada por poluição no rio Araguaia
Denunciado por crime ambiental de poluição do rio Araguaia pelo Ministério Público Federal (MPF), o frigorífico JBS-Friboi, maior fonte empregadora de Barra do Garças, terá que apresentar provas de que adotou medidas para deixar de despejar resíduos do abate de animais nas águas do rio Araguaia. No próximo dia 23, está agendada na sede do órgão, em Barra, audiência para apresentação de provas.
A prática de crime ambiental foi flagrada por perícias realizadas pela Polícia Federal e pela Unidade Avançada da secretaria estadual de Meio Ambiente e encaminhada ao Ministério Público Federal, que entrou com ação contra a empresa, que à época, teve o seu funcionamento embargado.
De acordo com o laudo pericial, os resíduos das áreas de abate de bovinos, curral e de lavagem de caminhões transportadores de gado passavam apenas pelo tratamento primário, ficando para trás o tratamento secundário dos resíduos da indústria. Todos os dejetos atingiam o leito do rio sem o cumprimento da legislação ambiental.
Na audiência do dia 23, o JBS-Friboi terá que comprovar que o tratamento dos resíduos está em conformidade com a legislação e as resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). (RDNews c/ assessoria)