Padre Cristiano mostra início das obras de reforma e revitalização da Catedral Nossa Senhora da Guia de Barra do Garças
PADRE CRISTIANO DEU INÍCIO ÀS OBRAS DE REFORMA DA CATEDRAL
Desde que se tornou o padre da Catedral Nossa Senhora da Guia de Barra do Garças, há dois anos e meio, Pe. Cristiano, 39, luta para reformar a igreja, que estava precisando passar por uma reforma e modernização. Agora, ele conseguiu começar a primeira fase da obra, essa fase inicial ele conseguiu o dinheiro através de uma campanha entre os fiéis. Para dar continuidade às obras, o Pe. Cristiano, vem realizando campanha entre os fiéis, festas e buscando parcerias com empresas, empresários e fazendeiros da região.
A Igreja Catedral a princípio foi construída para ser mais uma comunidade paroquial e estava ligada a Prelazia do Registro do Araguaia, atual Araguaiana-MT, criada a 12 de maio de 1914, desmembrada da Arquidiocese de Cuiabá. Em 27 de maio de 1969, o Papa Paulo VI transferiu a sede da Prelazia do Registro do Araguaia de Araguaiana-MT para Guiratinga-MT. O Papa João Paulo II criou a Diocese de Guiratinga, a 08 de outubro de 1981. Por fim, a 27 de fevereiro de 1982, o Papa João Paulo II, pela Bula “Cum in Pastorali” criou a Diocese de Barra do Garças, desmembrada da Diocese de Guiratinga. Logo, a Igreja Nossa Senhora da Guia foi elevada a dignidade de Catedral Nossa Senhora da Guia.
Desde a construção a Igreja Catedral não teve mais nenhuma reforma significativa ou readequação do seu espaço litúrgico necessário para as celebrações.
O Sonho do Pe. Cristiano é tornar a Igreja Catedral um espaço acolhedor e de beleza artística, que atraia mais turista para conhece-la. Pois, a importância da Catedral vai além de suas estruturas. A Catedral deve ser o coração da cidade. Com capacidade para 700 pessoas sentadas, a Catedral antes da pandemia recebia todos os finais de semana mais de 1,8 mil visitantes, dentre fieis e turistas.