Chefes de facções em MT são transferidos para presídio federal

Quinze detentos considerados de alta periculosidade foram transferidos da Penitenciária Central do Estado, no bairro pascoal Ramos, em Cuiabá, na madrugada da última sexta-feira (19). Todos foram encaminhados para o presídio federal de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo.

A transferência ocorreu diante da alta periculosidade dos detentos. Isso porque, eles são apontados como chefes de facções que comandam a criminalidade de dentro da cadeia.

Na penitenciária federal, eles serão submetidos ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Em unidades semelhantes estão presos considerados os mais perigosos do Brasil, como Fernandinho Beira Mar, Marcola, “Nem” da Rocinha, entre outros.

De acordo com fontes ligadas ao sistema penitenciário de Mato Grosso, Sandro da Silva Rabelo, vulgo “Sandro Louco”, é um dos transferidos. Ele é apontado como o chefe do Comando Vermelho no Estado. “Sandro Louco” já tem mais de 180 anos de condenação por crimes como tráfico de drogas, assaltos e assassinatos.

Entre os demais 14 detentos, estão bandidos conhecidos como Miro, Marcinho PCC e Roberto Sigarine . Todos eles são considerados de altíssima periculosidade e já cometeram crimes como homicídios, roubos a bancos e fugas de cadeias.

A transferência dos 15 homens foi feita em sigilo absoluto pela madrugada em um avião fretado e contou com um forte aparato de segurança.

Em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a reportagem do FOLHAMAX foi informada de que a transferência dos detentos é um assunto sigiloso e que não pode ser comentado. (Redação/Folhamax)