Laboratório Municipal da Barra se torna referência em exames para diagnóstico de câncer de colo de útero
SECOM-BG
Com diversos investimentos na estruturação do departamento de citologia, o Laboratório Municipal Dr. Arnulfo Coutinho, se torna referência na realização de exames preventivo citológico, mais conhecido como exame Papanicolau, que são essenciais para o diagnóstico de câncer de colo de útero em mulheres e infecções sexualmente transmissíveis.
Neste ano, o Laboratório recebeu cerca de R$ 150 mil em investimentos da Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para manutenção de aparelhos e compra de insumos para retomada de exames e ampliação de diversos serviços.
Outra novidade é que agora a unidade também possui certificado de qualidade garantido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), sendo referência em citologia na região.
A responsável técnica do laboratório municipal, a citologista, Dra. Raniana Fratari, explica que o exame preventivo tem a função de constatar lesões no colo do útero em estágio inicial, antes de evoluírem para câncer de colo. Além disso, a realização precoce do diagnóstico, permite detectar a presença do papilomavírus, responsável pela infecção persistente resultante no câncer de colo, podendo prevenir que a doença avance e evolua para quadros mais graves.
“Por isso é essencial que as mulheres realizem esse exame regularmente. As coletas podem ser realizadas por qualquer Unidade Básica de Saúde, em seguida o material é enviado até o Laboratório, onde analisamos as células e podemos definir o diagnóstico”.
A citologista Dra. Raniana, esclarece que os exames devem ser feitos a cada 6 meses ou uma vez por ano para prevenção do câncer, e também fala dos cuidados necessários para a realização da coleta do exame preventivo.
“A coleta é simples, durante o exame ginecológico o profissional faz a exação das células do colo do útero com uma espátula e escovinha e depois o material vai para análise. Para se preparar para a coleta a paciente não pode estar no período menstrual e precisa evitar o uso de duchas e sabonetes ginecológicos e relações sexuais por até 48 horas, antes da realização do exame”.
Em média cerca de 350 exames de citologia são realizados pelo laboratório, e em razão das campanhas durante o Outubro Rosa aliada a ampliação das coletas realizadas pelas UBS’s, neste período, a estimativa é que este número suba durante o mês de outubro.
O laboratório atende pacientes de toda região através do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. Em Barra do Garças, as coletas podem ser realizadas nas UBS’s do município através de agendamento, o material é analisado pela equipe do Laboratório Municipal e os resultados saem em torno de 15 a 30 dias.