Ex-deputado Humberto Bosaipo reclama que Taques e Julier destruiram políticos em MT
Em audiência de instrução e julgamento que ocorre na tarde desta quinta-feir na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Humberto Bosaipo, acusou o governador Pedro Taques (PSDB) de perseguição política nos tempos em que atuou como procurador da República no Ministério Público Federal (MPF). Na avaliação de Bosaipo, Taques mantinha atuação conjunta com Julier Sebastião da Silva, na época dos fatos juiz federal, para desmoralizá-lo politicamente.
A “dobradinha” também atingiu o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (sem partido), que hoje se encontra preso em decorrência da “Operação Metástase – Célula Mãe”. “Eles [Taques e Julier] quiseram desmontar a classe política por meio da judicialização. Não vai sobrar nenhum parlamentar para ser candidato. O governador está colocando promotores de Justiça como secretários para vigiar o Estado”, disse.
Enquanto atuaram na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, os ex-deputados estaduais José Riva e Humberto Bosaipo são suspeitos de desviar dinheiro público por meio de simulação de despesas. Vários cheques como pagamento de serviços feitos por empresas fantasmas foram emitidos para serem trocados em factorings de propriedade do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, considerado chefe do crime organizado em Mato Grosso.
Conforme o promotor de Justiça Sérgio Silva da Costa, Riva e Bosaipo desviaram mais de R$ 100 milhões no período de 2000 a 2002 para pagar dívidas de campanha eleitoral e enriquecer ilicitamente.
O depoimento de Bosaipo na tarde desta quinta-feira (25) é referente a cinco ações penais em andamento na Justiça que caminham para a fase de sentença. (Redação/Folhamax)