Prefeitura de Barra do Garças realiza café da manhã de natal para acolhidos da Casa de Passagem
Uma iniciativa do CREAS/BG, o café da manhã foi realizado com a finalidade de proporcionar aos acolhidos um momento especial
Secom/BG
A Prefeitura de Barra do Garças, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barra do Garças (CREAS/BG) e da Casa de Passagem “Espaço Acolher”, realizou um café da manhã de natal para os acolhidos da Casa de Passagem, na manhã desta sexta-feira (10).
O café da manhã foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e colaboradores da Casa de Passagem, com o intuito de proporcionar aos acolhidos uma manhã especial.
A Casa de Passagem “Espaço Acolher” é um dos instrumentos públicos de assistência social ofertados pelo município de Barra do Garças/MT, onde são acolhidos indivíduos e famílias em situação de rua e/ou situação de trânsito.
A equipe do CREAS realiza a coleta de informações relevantes, obtidas por meio da Anamnese Social, onde é feita a identificação pessoal, levantamento de vínculos familiares e comunitários, aspectos socioeconômicos e de saúde.
A partir disso, a equipe técnica do CREAS ainda atua no processo de encaminhamento dos acolhidos pela Casa de Passagem para o mercado de trabalho, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na reinserção ao seio familiar, no encaminhamento para rede de serviços ofertados pelo município, etc.
A Casa de Passagem de Barra do Garças é um espaço temporário de assistência social com bastante rotatividade e recebe diferentes pessoas toda semana. Atualmente, a Casa conta com oito acolhidos, que receberam o café especial de natal.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Leila Batista, esteve presente no café da manhã comentou que considerou a iniciativa muito humana e que a Secretaria deu total apoio à ação, quando ela foi apresentada pela coordenadora do CREAS, Ana Paula Carneiro, e pela coordenadora da Casa de Passagem de Barra do Garças, Edilaine Alves.
“A estadia dos acolhidos aqui é temporária, devido ao sistema rotativo da Casa, que precisa atender outras pessoas também. Nós não sabemos onde eles vão estar no natal, como vão estar. Então as meninas do CREAS tiveram essa brilhante ideia de realizarem esse café da manhã bastante simbólico e especial para eles”, destacou a secretária de Assistência Social.